Estratégia Omnichannel: Como melhorar a experiência do seu cliente?

Estratégia omnichannel para empresas

A estratégia omnichannel é a interligação entre canais digitais e físicos para oferecer uma experiência unificada e um atendimento de qualidade para seus clientes. Descubra como aplicá-la no seu negócio!

 

A internet revolucionou o modo com que marcas e clientes se relacionam. Hoje, a jornada do consumidor é completamente diferente da que existia há anos atrás.

 

Por isso, a estratégia omnichannel ganhou um espaço de protagonismo dentro das ações de uma empresa. Ela aproxima os canais de vendas online e digital, transformando todas as etapas de compra do cliente.

 

Segundo o relatório Consumer Insights, realizado pela Kantar, o Brasil lidera o mercado de interação de canais na América Latina. Só em 2022, o consumo omnichannel teve um crescimento de 20% no país.

 

Esse novo conceito de venda e consumo já é realidade dentro do mercado. E nesse artigo vamos explicar melhor o que, como funciona e os principais benefícios dessa estratégia.

 

Estratégia omnichannel: O que é?

 

Estratégia omnichannel
Imagem de rawpixel.com no Freepik

 

Omnichannel é a união dos termos “omni”, que traduzido do Latim significa “todo”, e “channel”, que é uma palavra em inglês que significa “canal”.

 

Assim, podemos entender essa estratégia como “todos os canais”. E é exatamente esse o conceito principal do omnichannel.

 

Essa ação tem como objetivo interligar todos os canais de comunicação com seu cliente em um só ambiente. Assim, você transforma a experiência de compra da sua empresa e aproxima o online do físico.

 

Um exemplo clássico de omnichannel é testar o produto na loja física, adquiri-lo pelo aplicativo e pedir para fazer a entrega diretamente na sua casa. Dentro dessa situação, temos todos os canais principais de um varejo trabalhando em conjunto.

 

Assim, o cliente se sente confortável de agir onde deseja, seja no online, 

seja no offline. Além disso, ele tem a disponibilidade de ser atendido em qualquer canal com a mesma qualidade.

 

Omnichannel vs Multicanais

 

Apesar de ser uma estratégia consolidada e que está em franco crescimento no mercado, muitas empresas ainda confundem o Ominichannel com outras ações de comunicação, principalmente a de Multicanais.

 

Também chamada de multichannel, essa ação é o simples fato de uma empresa possuir vários canais de comunicação e compra disponíveis para o cliente interagir.

 

Nesse caso, a empresa possui aplicativos, varejo físico, sites, WhatsApp, chatbot e outras diversas opções, contudo, elas não estão interligadas. Na verdade, elas competem entre si, sem que a experiência do consumidor evolua entre esses canais.

 

Por isso, nunca mais confunda omnichannel e multichannel. Apesar de ambas as estratégias caminharem lado a lado, elas possuem objetivos e ações diferentes.

 

Por que é importante implementar uma estratégia omnichannel?

 

O varejo 4.0 mostrou que novas tecnologias e equilibrar o online e offline são fatores essenciais para oferecer uma experiência que conquiste esse novo tipo de consumidor.

 

Segundo um levantamento da Mobindustry, a tecnologia voltada ao varejo inteligente deve aumentar o investimento de $22,6 bilhões para $68,8 bilhões, até 2026.

 

Esse impacto já pode ser visto no mercado, onde,de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 70% dos clientes brasileiros já começaram sua jornada de compra em um canal e finalizou em outro.

 

O distanciamento do físico e do virtual, que era representado anteriormente, já não existe mais. O objetivo das empresas atualmente é acabar com essa barreira e oferecer plataformas cada vez mais integradas, simples e práticas para o seu cliente.

 

A estratégia omnichannel será o futuro com resultados concretos a longo prazo. Contudo, atualmente, ela também já é vista como uma ação natural do mercado, onde o consumidor já está acostumado a interagir.

 

Cases de sucesso de estratégia omnichannel

 

Confira alguns exemplos de grandes empresas que utilizaram estratégias omnichannel para alavancar as vendas e oferecer uma experiência única para seus clientes.

 

1. Magazine Luiza

 

A Magazine Luiza é um dos principais cases de sucesso quando o assunto é omnichannel. De forma inteligente e pioneira, a marca transformou a experiência de compra dos seus clientes com o aplicativo Magalu.

 

Por ele, é possível acessar cupons de descontos exclusivos, realizar compras pelo app e retirar na loja e ainda ter um FAQ personalizado pelo WhatsApp.

 

Todo esse processo de transformação digital que a Magazine Luiza passou foi um sucesso, sendo considerada, hoje, uma das principais presenças digitais do mercado brasileiro.

 

2. Starkbuscks

 

A Starbucks é conhecida por ser uma empresa original, com ideias à frente do seu tempo e que oferece uma experiência única aos seus clientes. Claro, que isso também pode ser visto dentro das suas estratégias omnichannel.

 

Dentro do mercado estadunidense, a marca criou o My Starbucks Rewards, que funciona como um programa de fidelidade por aplicativo.

 

Por ele, é possível ganhar bebidas grátis, ter seu próprio cartão para recarregar créditos que serão utilizados na loja física, visualizar todo seu histórico de compras e localizar os Starbucks mais próximos da sua região.

 

Além disso, pelo aplicativo, é possível ganhar recompensas por completar alguns desafios ou requisitos propostos pela empresa.

 

3. Walmart

 

O Walmart é um dos líderes mundiais de varejo. A rede de supermercados passou a oferecer uma experiência omnichannel completa para seus clientes.

 

Pelo aplicativo da marca, o usuário tem a sua disposição a geolocalização dos produtos dentro da loja, a possibilidade de compartilhar listas de compras com amigos ou familiares e, claro, a chance de realizar compras sem nem precisar sair de casa.

 

O impacto dessas estratégias foi imediato, com quase metade dos seus consumidores passando a ser dos clientes omnichannel.

 

Benefícios da estratégia Omnichannel

 

como ter sucesso com omnichannel
Imagem de Freepik

 

Ainda está na dúvida se o omnichannel é uma boa solução para sua empresa? Então confira esses benefícios exclusivos que só essa estratégia pode implementar no seu negócio!

 

Experiência para fidelizar seu cliente

 

Com a aplicação do omnichannel, seu cliente irá se sentir completo e satisfeito em realizar uma compra dentro do seu negócio.

Isso porque, independente do que ele busca, ele encontrará dentro dos seus canais de vendas.

 

Desde a compra por aplicativo e a retirada na loja até um suporte humanizado via WhatsApp, todos os processos estão interligados.

 

Claro, que isso irá influenciar na fidelização do cliente, que poderá confiar na sua empresa e querer continuar vivenciando essa experiência de compra.

 

Coleta de dados eficiente

 

Já imaginou conseguir coletar os principais dados dos seus clientes para expandir todas as suas estratégias de relacionamento pós-venda? Com o omnichannel isso é possível.

 

Como a jornada do cliente irá evoluir dentro de todos os canais oferecidos e eles estão interligados, é possível conseguir as informações mais relevantes daquele cliente para o negócio.

 

Processos mais ágeis e eficientes

 

Com todos os processos interlagos, é possível ter um controle maior de como as ações de marketing e comunicação estão sendo aplicadas.

 

Assim, é possível oferecer soluções personalizadas aos seus clientes, pensar em táticas mais eficientes e corrigir ações que estejam erradas.

 

É o melhor caminho para manter uma comunicação ágil e eficiente dentro de qualquer empresa.

 

Vendas e mais vendas

 

E claro que o principal benefício não poderá deixar de ser citado: o aumento no número de vendas.

 

O pensamento é simples, estar presente em vários canais de forma eficiente e com uma experiência original, irá atrair mais leads e resultar em um aumento exponencial do seu negócio.

 

Assim, tanto as novas oportunidades, como resultados concretos serão impactados de forma positiva com estratégias omnichannel.

 

Como construir a presença digital da sua empresa?

 

Se você chegou até aqui, é que ficou interessado em estruturar estratégias omnichannel para sua empresa para reduzir a distância entre o físico e o virtual.

 

Para isso, é preciso estruturar a presença nos principais canais do mercado digital e construir um planejamento de marketing eficiente e que saiba conversar com seu público-alvo.

 

Quer saber como fazer isso?

 

A Agência Saler responde. Nossa equipe oferece todo o suporte necessário para sua marca se consolidar como uma das principais presenças online dentro do mercado atual.

 

Com soluções completas e que acompanham suas ações de comunicação de ponta a ponta, a Saler oferece os principais serviços de marketing digital para o seu negócio.

 

Confira nossos principais serviços e comece a fazer marketing de um jeito novo!

 

*Imagem de Freepik

Compartilhe:

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No layout found!

Acesse nossa Newsletter!

Fique por dentro das novidades e notícias do mundo do marketing digital

Av. Paulista, 1636
CONJ 4 PAVMTO15
CEP: 01310-200
Bela Vista – São Paulo – SP