Quer impactar o mercado e se diferenciar dos concorrentes? Então descubra porque é tão importante estabelecer um posicionamento de marca consistente e coerente com os valores da sua empresa.
Muitas empresas ficam em dúvida quando o assunto é desenvolver uma identidade própria para a marca. Alguns acreditam que é necessário investir seu tempo em outros processos do Marketing Digital. Contudo, o posicionamento tem um papel fundamental na comunicação com o consumidor.
Segundo a Accenture, 77% das pessoas dizem que levam em conta os valores éticos e a autenticidade das empresas durante a decisão de compra.
Por isso, é tão importante que, além de se comunicar com seu público-alvo, sua empresa consiga representar essa persona.
Nesse artigo, você vai entender tudo sobre o posicionamento da marca e como estruturar o branding da sua empresa.
O que é posicionamento de marca?

O conceito sobre o que é posicionamento de marca pode ser encontrado com o “pai do Marketing”, Philip Kotler, que define como, “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.
Assim, podemos entender posicionamento como o espaço que sua empresa ocupa na mente do consumidor. Sendo como você deseja que os os clientes reconheçam a sua marca dentro do mercado.
Esse processo vai muito além dos benefícios e funcionalidades dos seus produtos e soluções. É a estruturação de uma conexão entre a marca e o usuário.
O objetivo de qualquer bom posicionamento é, sempre que o cliente pensar em alguma marca dentro do seu mercado de atuação, lembrar da sua empresa.
Algumas posições são tão bem consolidadas que acabam moldando o próximo mercado de atuação. Alguns exemplos disso são a Coca-Cola, Havaianas e McDonalds.
Essas três marcas ultrapassaram os limites do seu próprio mercado. Com isso, elas conquistam a confiança do público-alvo e moldam, até mesmo, seus principais concorrentes.
Contudo, é importante entender que, com a era da digitalização do mercado e o novo comportamento de consumo dos clientes, o posicionamento da marca deve ser estabelecido tanto no mundo físico, como também na internet.
Por que é importante definir um posicionamento de marca?
Imagine esse cenário. Você lançou sua marca. Desenvolveu site, estabeleceu uma identidade visual, definiu todos os produtos e soluções, criou as redes sociais e planejou as primeiras estratégias de divulgação. Parece que tudo está ocorrendo bem, né? O único problema é que todos seus concorrentes fizeram exatamente o mesmo ciclo que você.
Por isso, o posicionamento de marca tem um papel tão importante. Com ele, é possível caracterizar uma empresa e diferenciar a marca dentro do mercado de atuação.
Uso de simbologias e sentimentalismo são ações que desenvolvem uma relação mais próxima e duradoura com o público-alvo.
Além disso, com esse reconhecimento, a marca passa a consolidar seu espaço e passa a ser vista tanto pelos clientes, como pelos próprios concorrentes.
Um planejamento sólido, uma conexão de impacto com o público-alvo e produtos de qualidade são três dos principais fatores para alavancar as vendas de qualquer empresa.
Como criar um posicionamento?
Agora que você já entendeu a importância de estruturar um posicionamento inteligente e coerente para sua marca, chegou a hora de saber como fazer esse processo.
Para isso, é muito importante responder todas as perguntas do questionário abaixo.
Quais os valores da sua marca?
Valores e posicionamento de uma marca andam sempre lado a lado. Defina os ideais principais que você deseja que sua empresa reflita.
Os valores serão refletidos em toda relação, tanto com os clientes, como os colaboradores e fornecedores.
Qual é seu público-alvo?
Sem saber para quem você está vendendo é impossível estruturar um posicionamento.
Além de só definir, é importante conhecer todos os comportamentos do seu público-alvo. Estruturar mapas mentais e traçar personas dos clientes ideais.
Quais as dores desse público?
Estudar seu público-alvo é conhecer suas dores e necessidades. Com isso, também descobrir como seus produtos podem satisfazer essas demandas e entregar satisfação para cada cliente.
Quais as vantagens competitivas dos seus produtos?
Você conhece todos os elementos principais do seu produto? E dos seus concorrentes? Sabe quais os diferenciais que eles apresentam?
Estude o mercado. Saiba como suas soluções podem chamar atenção dentre todos os concorrentes. Seja pelo preço, qualidade ou tecnologia. É importante traçar os caminhos de protagonismo que a marca pode alcançar.
Sua marca já tem um tom de voz?
Claro que toda ação publicitária e planejamento de marketing é diferente e possui características únicas dentro da sua produção criativa. Porém, é importante que sua marca tenha uma comunicação padrão para falar com o público-alvo.
Definir um tom de voz que será usado em todos os canais, desde as redes sociais até os lojistas nos pontos de venda. Isso é uma ótima estratégia para construir e fixar o posicionamento na mente dos consumidores.
Seu slogan é fácil e amigável?
Um slogan criativo e que “gruda” na memória das pessoas é muito importante para estabelecer uma posição de prestígio dentro do mercado de atuação.
Uma frase curta, mas que, ao mesmo tempo, representa os diferenciais da empresa, é ideal para o desenvolvimento do slogan de sucesso.
É uma empresa humanizada?
Nos dias atuais, o consumidor está cada vez mais exigente. Além de produtos de qualidade e soluções inteligentes, eles buscam uma experiência de compra agradável e completa.
Durante a construção e estabelecimento do seu posicionamento dentro do mercado atual, é muito importante oferecer um atendimento humanizado e próximo.
Essa relação de fidelidade é uma estratégia inteligente para conquistar
seu público-alvo e mostrar-se como uma marca disponível e que estará sempre ao lado do cliente.
Você é autêntico?
Um consumidor interage com dezenas de marcas diferentes ao longo do seu dia a dia. E, independente do segmento, todas as empresas têm um só objetivo: agregar valor junto a esse consumidor.
Contudo, dentro desse mar vermelho, poucas vão conquistar a atenção do cliente. A melhor maneira de conseguir isso é ser autêntico.
Um posicionamento eficiente é original. Não adianta somente repetir o que já está funcionando no mercado. Caso deseje alcançar o topo, é essencial ser diferente e demonstrar autenticidade.
Benefícios do posicionamento de marca

Confira a lista de todos os benefícios que sua marca irá alcançar ao estruturar um posicionamento:
- Construir uma imagem amigável junto ao público-alvo
- Estar no topo do mercado, mesmo que ele seja competitivo
- Fidelizar clientes
- Criação de love mark
- Aumenta a credibilidade e confiança da marca
- Oferece além de “só” produtos para os clientes
- Estabelece valores para sua marca
- Impacto a curto e longo prazo
Onde construir o branding da minha marca?
Como podemos ver nesse artigo, o posicionamento é peça fundamental para qualquer empresa. Uma marca sem se posicionar no mercado, é uma marca invisível.
Isso faz com que seja imprescindível construir um planejamento de branding eficiente e padronizado para todas suas campanhas dentro do marketing digital.
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