Importância do posicionamento de marca para sua empresa

Como estebelecer posicionamento de marca

Quer impactar o mercado e se diferenciar dos concorrentes? Então descubra porque é tão importante estabelecer um posicionamento de marca consistente e coerente com os valores da sua empresa.

 

Muitas empresas ficam em dúvida quando o assunto é desenvolver uma identidade própria para a marca. Alguns acreditam que é necessário investir seu tempo em outros processos do Marketing Digital. Contudo, o posicionamento tem um papel fundamental na comunicação com o consumidor.

 

Segundo a Accenture, 77% das pessoas dizem que levam em conta os valores éticos e a autenticidade das empresas durante a decisão de compra.

 

Por isso, é tão importante que, além de se comunicar com seu público-alvo, sua empresa consiga representar essa persona.

 

Nesse artigo, você vai entender tudo sobre o posicionamento da marca e como estruturar o branding da sua empresa.

 

O que é posicionamento de marca?

 

Posicionamento de marca
Imagem de Waewkidja no Freepik

 

O conceito sobre o que é posicionamento de marca pode ser encontrado com o “pai do Marketing”, Philip Kotler, que define como, “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.

 

Assim, podemos entender posicionamento como o espaço que sua empresa ocupa na mente do consumidor. Sendo como você deseja que os os clientes reconheçam a sua marca dentro do mercado.

 

Esse processo vai muito além dos benefícios e funcionalidades dos seus produtos e soluções. É a estruturação de uma conexão entre a marca e o usuário. 

 

O objetivo de qualquer bom posicionamento é, sempre que o cliente pensar em alguma marca dentro do seu mercado de atuação, lembrar da sua empresa.

 

Algumas posições são tão bem consolidadas que acabam moldando o próximo mercado de atuação. Alguns exemplos disso são a Coca-Cola, Havaianas e McDonalds.

 

Essas três marcas ultrapassaram os limites do seu próprio mercado. Com isso, elas conquistam a confiança do público-alvo e moldam, até mesmo, seus principais concorrentes.

 

Contudo, é importante entender que, com a era da digitalização do mercado e o novo comportamento de consumo dos clientes, o posicionamento da marca deve ser estabelecido tanto no mundo físico, como também na internet.

 

Por que é importante definir um posicionamento de marca?

 

Imagine esse cenário. Você lançou sua marca. Desenvolveu site, estabeleceu uma identidade visual, definiu todos os produtos e soluções, criou as redes sociais e planejou as primeiras estratégias de divulgação. Parece que tudo está ocorrendo bem, né? O único problema é que todos seus concorrentes fizeram exatamente o mesmo ciclo que você.

 

Por isso, o posicionamento de marca tem um papel tão importante. Com ele, é possível caracterizar uma empresa e diferenciar a marca dentro do mercado de atuação.

 

Uso de simbologias e sentimentalismo são ações que desenvolvem uma relação mais próxima e duradoura com o público-alvo.

 

Além disso, com esse reconhecimento, a marca passa a consolidar seu espaço e passa a ser vista tanto pelos clientes, como pelos próprios concorrentes.

 

Um planejamento sólido, uma conexão de impacto com o público-alvo e produtos de qualidade são três dos principais fatores para alavancar as vendas de qualquer empresa.

 

Como criar um posicionamento?

 

Agora que você já entendeu a importância de estruturar um posicionamento inteligente e coerente para sua marca, chegou a hora de saber como fazer esse processo.

 

Para isso, é muito importante responder todas as perguntas do questionário abaixo.

 

Quais os valores da sua marca?

 

Valores e posicionamento de uma marca andam sempre lado a lado. Defina os ideais principais que você deseja que sua empresa reflita. 

 

Os valores serão refletidos em toda relação, tanto com os clientes, como os colaboradores e fornecedores.

 

Qual é seu público-alvo?

 

Sem saber para quem você está vendendo é impossível estruturar um posicionamento. 

 

Além de só definir, é importante conhecer todos os comportamentos do seu público-alvo. Estruturar mapas mentais e traçar personas dos clientes ideais.

 

Quais as dores desse público?

 

Estudar seu público-alvo é conhecer suas dores e necessidades. Com isso, também descobrir como seus produtos podem satisfazer essas demandas e entregar satisfação para cada cliente.

 

Quais as vantagens competitivas dos seus produtos?

 

Você conhece todos os elementos principais do seu produto? E dos seus concorrentes? Sabe quais os diferenciais que eles apresentam?

 

Estude o mercado. Saiba como suas soluções podem chamar atenção dentre todos os concorrentes. Seja pelo preço, qualidade ou tecnologia. É importante traçar os caminhos de protagonismo que a marca pode alcançar.

 

Sua marca já tem um tom de voz?

 

Claro que toda ação publicitária e planejamento de marketing é diferente e possui características únicas dentro da sua produção criativa. Porém, é importante que sua marca tenha uma comunicação padrão para falar com o público-alvo.

 

Definir um tom de voz que será usado em todos os canais, desde as redes sociais até os lojistas nos pontos de venda. Isso é uma ótima estratégia para construir e fixar o posicionamento na mente dos consumidores.

 

Seu slogan é fácil e amigável?

 

Um slogan criativo e que “gruda” na memória das pessoas é muito importante para estabelecer uma posição de prestígio dentro do mercado de atuação.

 

Uma frase curta, mas que, ao mesmo tempo, representa os diferenciais da empresa, é ideal para o desenvolvimento do slogan de sucesso.

 

É uma empresa humanizada?

 

Nos dias atuais, o consumidor está cada vez mais exigente. Além de produtos de qualidade e soluções inteligentes, eles buscam uma experiência de compra agradável e completa.

 

Durante a construção e estabelecimento do seu posicionamento dentro do mercado atual, é muito importante oferecer um atendimento humanizado e próximo.

 

Essa relação de fidelidade é uma estratégia inteligente para conquistar 

seu público-alvo e mostrar-se como uma marca disponível e que estará sempre ao lado do cliente.

 

Você é autêntico?

 

Um consumidor interage com dezenas de marcas diferentes ao longo do seu dia a dia. E, independente do segmento, todas as empresas têm um só objetivo: agregar valor junto a esse consumidor.

 

Contudo, dentro desse mar vermelho, poucas vão conquistar a atenção do cliente. A melhor maneira de conseguir isso é ser autêntico.

 

Um posicionamento eficiente é original. Não adianta somente repetir o que já está funcionando no mercado. Caso deseje alcançar o topo, é essencial ser diferente e demonstrar autenticidade. 

 

Benefícios do posicionamento de marca

 

Estratégia de branding e marca
Imagem de rawpixel.com no Freepik

 

Confira a lista de todos os benefícios que sua marca irá alcançar ao estruturar um posicionamento:

     

      • Construir uma imagem amigável junto ao público-alvo

      • Estar no topo do mercado, mesmo que ele seja competitivo

      • Fidelizar clientes

      • Criação de love mark

      • Aumenta a credibilidade e confiança da marca

      • Oferece além de “só” produtos para os clientes

      • Estabelece valores para sua marca

      • Impacto a curto e longo prazo

     

    Onde construir o branding da minha marca?

     

    Como podemos ver nesse artigo, o posicionamento é peça fundamental para qualquer empresa. Uma marca sem se posicionar no mercado, é uma marca invisível.

     

    Isso faz com que seja imprescindível construir um planejamento de branding eficiente e padronizado para todas suas campanhas dentro do marketing digital.

     

    Sabe onde você encontra tudo isso? Na Agência Saler.

    Damos voz e personalidade para sua marca através da identidade verbal e visual. Crie uma legião de clientes que amam e se identificam com a sua marca.

     

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