Mais do que tráfego, acessos e interações, um dos principais objetivos do Marketing Digital é gerar leads qualificados para a empresa. Descubra as principais estratégias para fazer isso!
A sobrevivência e sucesso de um negócio passa diretamente pelas oportunidades de vendas geradas ao longo do seu processo de comunicação e estratégias ativas de marketing.
Muito além de gerar leads, é essencial que esse usuário tenha interesse e afinidade com as soluções oferecidas pela sua empresa.
Claro que não basta só ter um site, blog ou rede social para começar a gerar leads aos montes. Na verdade, é necessário muita estratégia e planejamento para expandir o processo de conversão e relacionamento junto ao visitante.
Neste artigo preparamos uma série de dicas incríveis que irão auxiliar sua empresa de ponta a ponta para gerar e converter novos leads para sua empresa. Confira!
O que é um lead qualificado?
Para entender o que é o famoso “lead qualificado”, tão falado dentro do mercado de Marketing Digital, é importante entender o que é um lead.
Também conhecido como cliente em potencial, ele é classificado como qualquer usuário que tenha fornecido informações pessoais para sua empresa, normalmente, via algum formulário ou box de contato.
Porém, não ache que todo o lead está realmente interessado em virar um cliente da sua empresa. Quem demonstra esse interesse são os chamados leads qualificados.
Muitas vezes, o visitante é só um curioso ou ficou interessado por algum conteúdo em específico que está sendo oferecido. Não querer, necessariamente, realizar uma compra ou assinatura dos serviços e produtos da marca.
Por isso, no Inbound Marketing existe uma série de processos e etapas de evolução durante a jornada de compra. Um dos primeiros é, exatamente, a captação e qualificação do visitante.
Fazendo isso, o lead é qualificado e chega até o final do funil com mais chances de realizar a compra.
Por que qualificar um lead?
Qualificar um lead é sinônimo de economia de tempo e investimentos, além de maior porcentagem de lucro em cada venda.
Atrair visitantes e garantir o processo de conversão de cada um deles é caro e demanda esforços. Assim, quanto mais oportunidades aleatórias e não qualificadas passam pelas primeiras etapas da jornada, maior será o custo de aquisição de clientes (CAC).
Quando as oportunidades são selecionadas de maneira mais detalhada e precisa, é possível concentrar seu time de vendas em leads realmente valiosos para sua marca.
7 Dicas para gerar leads qualificados
Agora você já sabe a importância de ter um lead qualificado e necessidade de investir em processos que transformem os primeiros contatos do visitante com sua empresa em oportunidades valiosas.
Para auxiliar nas suas estratégias de captação e criar ações eficientes e consistentes dentro do planejamento, preparamos 10 dicas incríveis para conquistar o maior número de leads qualificados.
1. SEO
Quer conquistar leads qualificados de forma orgânica? Então o SEO é a estratégia que você procura.
Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca em tradução livre, é uma série de ações e boas práticas para alavancar seu site ao topo do Google.
Dentro dessa estratégia, com o uso de segmentação de palavras-chaves, é possível alcançar o visitante que realmente esteja procurando uma solução como a que sua empresa está oferecendo.
Além disso, o SEO garante qualidade estrutural para o seu site, com bom carregamento e conteúdos de qualidade. Isso transforma sua empresa em referência para os motores de busca e simplifica o processo de captar leads.
2. Materiais ricos
Os conteúdos do blog podem ser interessantes e úteis para serem utilizados como isca de captação. Contudo, o “passo adiante” para qualificar o lead é com a produção de materiais ricos.
Esses conteúdos exclusivos trazem uma ampliação de conhecimento sobre temas já apresentados dentro do seu site e blog. O objetivo é chamar atenção do público com um título chamativo e que apresente um diferencial único.
Para conseguir ter acesso ao material oferecido, o visitante vai precisar preencher um formulário com informações pessoais. É quase como uma troca. Assim, ele passa de um mero usuário para um lead que pode começar a ser trabalhado nas próximas etapas da jornada de consumo.
3. Landing Page
A audiência precisa ter acesso ao material rico, certo? Assim, a melhor opção para isso é com a criação de um Landing Page.
Também apelidada de página de captura, ela é uma página com um só objetivo: conversão final do usuário.
Ela não tem a missão de ensinar ou educar o visitante. O tom de voz, layout e chamariz são direcionados a encaminhar o potencial cliente para o formulário e informações sobre o material rico que está sendo oferecido.
É importante também ser sucinto e inteligente na criação das informações solicitadas no formulário. Preencher muitos detalhes pode ser cansativo e fazer com que o usuário desista do material rico. Porém, também é essencial solicitar os dados corretos para avançar à próxima fase de relacionamento com esse lead.
4. Remarketing
O remarketing é uma excelente ação para conquistar leads qualificados e que já demonstraram alguma interação ao seu serviço.
Essa estratégia direciona todas suas ações de mídia, como anúncios, para aqueles usuários que já tiveram algum tipo de contato com sua marca. Então, por exemplos, visitantes que já frequentaram o seu site vão receber suas propagandas, o mesmo para aqueles que assistiram stories ou reels nas suas redes sociais.
5. Conteúdos técnicos
Esse tópico é bem importante e requer uma análise bem minuciosa e bastante estudo. Conteúdos técnicos e segmentados são excelentes formas de nichar seu público e, consequentemente, qualificá-lo.
Obviamente, é necessário, antes, entender seu público-alvo e definir a persona. Muitas vezes, conteúdos mais simples e amplos já serão suficientes para conquistar e solucionar a dor do seu visitante.
Porém, em sua maioria, o conhecimento técnico traz ainda mais valor para suas soluções. Mais do que explicar o que é ou como funciona, é interessante desenvolver um storytelling que agrega valor ao dia a dia do leitor.
6. Redes sociais ativas
Atualmente, um dos principais canais para criar relacionamento com a audiência são as redes sociais.
Grande parte dos usuários, quando precisam buscar informações sobre alguma dor ou necessidades, tem como instinto procurar na sua rede social favorita, como Instagram, Facebook ou Twitter.
Assim, quando essa pessoa encontrar seu perfil, com informações atualizadas, conteúdos ricos e detalhes interessantes sobre suas soluções, existem bem mais chances dele se interessar em ir à próxima etapa junto a sua empresa.
7. Parcerias
Dentro do mercado, a troca de experiências é bem interessante para expandir sua marca e conquistar novos leads interessados em suas soluções.
A estratégia chamada de “co-marketing” é excelente para aumentar sua base de clientes.
Pense da seguinte forma: sua empresa faz uma live com uma parceira do mesmo segmento que você. Com isso, os clientes que já conhecem e confiam nessa marca, tendem a se interessar por suas soluções, já que está criando um relacionamento mais próximo.
É uma troca válida para ambos os lados para qualificar ainda mais seus leads.
Como aplicar estratégias para captar leads qualificados?
Você já sabe como fazer, o que fazer e a importância de fazer. Leads qualificados são essenciais para a conversão de mais vendas. Você quer aumentar os lucros da sua marca? Então invista nessas estratégias.
Com a Agência Saler tudo isso é possível. Somos especializados na qualificação de leads e no avanço dos seus clientes dentro da jornada de consumo.
Criamos conteúdos segmentados, junto de ações que conquistam e convertem seus leads de maneira orgânica e natural. Tenha um relacionamento humanizado e, ao mesmo tempo, eficaz junto aos seus leads.
Conheça mais sobre nossos serviços e comece a fazer Marketing Digital de um novo jeito!