Vender na internet já faz parte do dia a dia de qualquer empresa. Por isso, é muito importante criar o melhor site de vendas para alavancar seus resultados. Descubra como fazer isso!
Segundo dados da Insider Intelligence, as vendas no varejo online alcançarão o valor de US$7 trilhões até 2025. Além disso, o levantamento feito pela Raydiant, que, após a pandemia de Covid-19, 40% dos consumidores reduziram suas idas às lojas físicas, dando preferência ao e-commerce.
Dados como esse, mostram que o sucesso de qualquer empresa nos dias atuais passa pela internet. Quem quer vender, precisa estar presente no digital.
Claro, para conquistar essa transformação aos novos hábitos de consumo, é necessário estruturar um site de vendas completo, chamativo, intuitivo e amigável para seus consumidores.
Porém, você sabe como fazer isso? Mas fique calmo, preparamos um artigo completo com diversas dicas de estratégias para criar a melhor página de vendas para seu negócio. Confira!
O que é um site de vendas?
Antes de listar as dicas com o checklist de como criar um site de vendas, é importante entender o que é e como funciona um.
Também conhecido como e-commerce ou loja virtual, esse canal será a comunicação entre sua loja e os clientes. É a área onde todas interações de vendas com seu usuário devem acontecer.
Além disso, é no seu site de vendas que o cliente encontra informações sobre sua marca e cria autoridade junto aos seus produtos e serviços.
Por isso, é muito importante que o canal seja estruturado, ofereça uma experiência confortável de navegação, organizado e tenha informações claras sobre seus serviços.
Dicas para construir um site de vendas eficiente
Confira o checklist completo de como sua empresa pode ter o melhor site de vendas do mercado e alavancar seus resultados com um canal eficiente e estruturado junto aos seus clientes.
1. Objetivos de venda
É impossível iniciar qualquer tipo de projeto sem estruturar seus objetivos. Isso se torna ainda mais importante quando o assunto é site de vendas para sua empresa. Fica mais do que primordial a definição das metas.
Antes de tudo, você já sabe o que vai comercializar? Selecione todos os serviços e produtos que deseja expor na sua “vitrine digital”. Uma ótima dica é organizar eles em categorias, o que simplifica o planejamento e gestão.
Pense também em como lidar com outros fatores de uma loja virtual, como estoque, fornecedores, definição de valores, meios de pagamentos, estratégias de marketing digital, etcs. Tudo isso deve ser colocado no papel.
2. Público-alvo
Já sabe o que vender, agora é importante definir para quem vender. O público-alvo é uma das bases de todo o processo de criação do seu site de vendas. Com seus gostos, comportamentos e preferências é possível começar a estruturar quais caminhos seguir para criar uma melhor experiência do usuário.
Estude passo a passo o comportamento desse consumidor. Descubra o que ele gosta, como ele interage no mundo digital, quais seus desejos e dores, gostos, perfil de consumo e afins.
Outro passo importante é definir uma persona. Crie o que seria um cliente ideal para sua marca, com todos os dados e características que achar necessárias.
3. Escolha uma plataforma de hospedagem
A plataforma onde seu site de vendas ficará hospedado deve ser escolhida com cuidado. Ela deve ser eficiente, simples e oferecer as principais ferramentas de layout e programação para construir uma experiência confortável de navegação.
Lembre-se que, além de vendas e resultados, seu e-commerce deve transmitir autoridade. Uma boa plataforma de hospedagem é um ótimo primeiro passo para construir essa competência junto ao mercado.
4. Experiência do Usuário
O UX está em alta. Um dado da RubyGarage, relatou que 75% dos usuários levam em consideração o layout de um site na hora da navegação. Além disso, 20% dos visitantes que tiveram boa experiência em uma plataforma tendem a compartilhar com seus amigos, segundo a UX Planet.
Construa um site funcional, bonito e bem estruturado. Esteja preparado para caso de instabilidade nos sistemas, crie um layout clean e moderno, ofereça uma navegação intuitiva e foque em desempenho e inovação.
O usuário é protagonista das suas estratégias e um site deve ter como pilar a experiência.
5. Uma boa experiência de compra
Segundo a empresa Opinion Box, quase 80% dos consumidores tendem a desistir de realizar uma compra no e-commerce na etapa do carrinho de compras.
Então, evoluindo dentro do tópico de experiência do usuário, o momento de compra merece ainda mais atenção.
Não estresse o usuário. Lembre-se que ele já passou por um longo processo até escolher sua empresa para realizar a compra. Logo, ele só deseja adquirir o produto de uma maneira rápida e eficaz.
Tanto os processos de adicionar o produto no carrinho, como o de adicionar a forma de pagamento, endereço e outros dados devem ser práticos e transparentes.
Além de conforto na hora do pagamento, o cliente quer se sentir seguro.
6. Ser responsivo
Segundo o IBGE de 2021, quase 100% dos brasileiros que utilizam internet, indicaram que a plataforma mais acessada foi o celular (98,8%).
Ter um site que não é responsivo é quase que ser invisível para o mercado. É quase certeza que, em algum momento, seu consumidor vai buscar ter uma experiência pelo mobile dentro do seu canal de vendas.
Por isso, sempre ofereça a mesma experiência tanto pelo computador, como pelo celular. Independente da plataforma utilizada para acessar seu site, saiba que seu visitante terá a mesma experiência em ambos.
7. Conteúdo de qualidade
Uma das coisas mais desagradáveis em um site de vendas é encontrar conteúdos desatualizados, sem informações claras sobre os produtos ou com erros de português.
Autoridade é um dos princípios de construção de marca e que eleva o interesse dos consumidores nos seus serviços. Assim, foco em produzir conteúdos ricos e de qualidade.
Mesmo que sua página de vendas não se comporte como um blog, ainda é importante investir em Marketing de Conteúdo. As páginas de produtos, categorias, home e outras abas do seu canal devem ser estruturadas com textos criativos, interessantes e que conquistem e informem seu cliente.
8. Categorias
Por fim, e não menos importante, temos as categorias. Um layout amigável, acessível e com boa navegação deve ser organizado. O cliente quer encontrar com facilidade os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.
Assim, crie categorias e subcategorias que se complementam e façam sentido para o que sua marca oferece.
Porém, não confunda quantidade com qualidade. Crie a quantidade necessária de categorias dentro do seu layout e organize de forma inteligente. Não adianta criar dezenas de novas abas para navegação e dificultar a experiência do usuário no site.
Onde criar um site de vendas para minha empresa?
Como podemos ver, existem diversos caminhos para criar um site de vendas que faz a atração de clientes e fortalece os resultados da sua empresa.
Esse relacionamento dos seus serviços e produtos com os clientes é uma excelente maneira de afunilar o processo de compra do seu consumidor.
Contudo, é necessário muita estratégia e planejamento para fazer seu canal dar certo. Para isso, é importante ter ao seu lado um Agência de Marketing Digital especialista em criação de sites.
A Saler é uma Agência de Marketing Digital presente em todos os processos de vendas e comunicação da sua empresa. Em conjunto com nossa equipe, seu time comercial irá aumentar o número de leads qualificados e oportunidades para concretização de vendas.
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