13 estatísticas sobre Inbound Marketing [2023]

Inbound Marketing

Para expandir os resultados da sua empresa e aplicar as suas estratégias de Inbound Marketing é importante entender como está o mercado. Confira as principais estatísticas para ficar de olho para 2023!


Por conta da internet e o novo comportamento do consumidor moderno, o mercado passa por mudanças a todo o momento. 


Assim, para conquistar melhores resultados, as empresas precisam ficar atentas a tudo que está acontecendo. Cada novo cenário que surge, representa uma oportunidade para catapultar as vendas e número de clientes.


Para guiar sua marca rumo ao sucesso em 2023, separamos um levantamento completo com 25 estatísticas que você deve ficar de olho para planejar todas as estratégias de Inbound Marketing.


1. Documentar suas estratégias garantem 300% a mais de sucesso


A Hubspot trouxe um dado bem interessante ao mercado: as equipes de Marketing Digital que documentam todos os processos das suas estratégias, do início ao fim, conquistam 300% a mais de sucesso do que aquelas que não documentam.


Isso mostra a importância da organização para empresas que querem o sucesso no mundo digital. Não basta só pensar nos processos e aplicar. 


É necessário colocar tudo no papel e documentar, até mesmo para acompanhar a evolução dos resultados do início ao fim.


2. Imagens aumentam as visitas ao blog


Uma pesquisa divulgada pelo Jeff Bullas trouxe a importância do uso das imagens para alavancar o número de visitas no seu blog.


O uso de elementos visuais em um artigo aumenta em mais de 90% o número de visitantes.


Podemos ver a importância de imagens para suas estratégias de SEO. O consumidor moderno busca uma experiência mais dinâmica e agradável, e os recursos gráficos são uma ótima solução para isso.


3. Marketing de conteúdo é 3x mais eficiente que o Marketing Tradicional


Estatísticas de Inbound Marketing


O levantamento da 99firms mostrou que o Marketing de Conteúdo é um investimento cada vez mais certeiro para empresas que tem como objetivo a captação de leads.


Segundo o estudo, essa estratégia de Inbound Marketing gera 3x mais clientes em relação ao Marketing Tradicional (Outbound Marketing).


4. Vídeos convertem mais


Não tem mais como discordar, os vídeos chegaram como um dos formatos mais relevantes do Marketing Digital e tende a continuar assim nos próximos anos.


Quem afirma isso são os próprios profissionais de marketing. Segundo pesquisa da Omnicore Agency, 93% das pessoas que trabalham na área afirmam que o audiovisual converte mais, ou pelo menos a mesma quantidade de leads, que outros formatos.


5. 71.33% de cliques na primeira página do Google


O SEO é muito importante para garantir relevância e tráfego orgânico para seu site e conteúdos de blog.


Segundo dados divulgados pela Zero Limit Web, que 71,33% das pesquisas representam pelo menos um clique na primeira página do Google. Além disso, 67,60% desses cliques pertencem aos cinco primeiros resultados.


6. Depoimentos são importantes para Landing Page


Inserir testemunhos em suas Landing Page são excelentes elementos para o sucesso da sua landing page.


Segundo um levantamento da Wikijob, os depoimentos aumentam em até 34% o número de cliques e conversão em páginas de destino.


Eles agregam segurança e aproximação junto aos clientes. O visitante se sente mais confortável em interagir com sua marca ao saber que já existem outros casos de sucesso de pessoas que adquiriram seus serviços.


7. Formulários menores geram mais conversão


Ainda dentro do assunto landing page, a troca de dados por materiais ricos é um processo que deve ser feito de forma bem estratégica.


O visitante sente certa insegurança de oferecer várias informações para uma empresa que ele ainda está iniciando um relacionamento.


Uma pesquisa divulgada pela Word Stream, relatou que formulários menores em landings pages tendem a gerar uma maior quantidade de conversão de leads.


Sendo assim, podemos entender que o menos acaba sendo mais.


8. Mais da metade do mundo está nas redes sociais


4,9 bilhões de usuários ativos nas redes sociais. É exatamente isso, mais da metade da população mundial tem 

pelo menos um usuário ativo em alguma rede.


Esse resultado divulgado pela Kepios, detalha a importância das redes sociais para qualquer estratégia de Inbound Marketing de sucesso.


9. Investimento em produção de conteúdo


Segundo a 13ª edição do B2B Content Marketing, quase 50% dos profissionais de Marketing B2B acreditam que as corporações tendem a investir em pessoas especializadas em produção de conteúdo.


Isso demonstra a necessidade de cada vez mais marcas e empresas produzirem materiais ricos e criativos para o mercado. 


Mais do que só apresentar seus produtos e soluções, com uma linguagem comercial, o público busca uma experiência de leitura interessante, com investimento em storytelling e UX Writing.


10. O celular é um dos principais meios de comunicação


Não adaptar seus conteúdos e ações para o mobile é perder a maior parte de oportunidades de clientes e leads disponíveis no mercado.


Segundo o relatório da Kantar IBOPE, o celular é utilizado pelos brasileiros diariamente, em média, por 5 horas e 40 minutos.


Esse dado é tão interessante de ser notado que, por exemplo, as pessoas passam mais tempo na frente dos smartphones do que assistindo televisão.


11. Whatsapp e Instagram domina no mercado de aplicativos


O Whatsapp, o famoso “Zap”, e o Instagram, apelidado de “Insta”, estão entre os aplicativos mais baixados de 2022 entre os brasileiros.


A pesquisa da Opinion Box demonstra a importância desses dois canais para o público. Sendo assim, estratégias para Instagram e Whatsapp são ótimas oportunidades para construir um relacionamento junto aos seus clientes.


12. Marketing de influência no topo


Os influencers chegaram para ficar. Com o avanço das redes sociais, o investimento nesse setor é cada vez mais importante para o sucesso das marcas e empresas.


Podemos ver isso no estudo levantado pela Hubspot, onde 34% dos negócios investem em Marketing de Influência – e esse número tende a aumentar em 2023.


É interessante notar que essa estratégia está acima de outros processos importantes, como o site responsivo (33%), Eventos Virtuais (31%) e UX (29%).


13. Humor gera mais engajamento nas redes sociais


Inbound Marketing e Redes Sociais


Assim como os influencers, os memes e dancinhas também estão em alta dentro das redes sociais. Segundo diversos estudos, são os elementos que mais geram engajamento e agregam atenção ao espectador.


Ainda segundo o estudo da Hubspot, 80% das marcas preferem investir em conteúdos de humor para gerar 

engajamento aos seus canais.


As empresas necessitam estar cada vez mais adaptadas a essa linguagem atual, trazendo materiais mais leves e divertidos aos seus seguidores.


A Agência de Marketing Digital para sua empresa!


O Marketing Digital e o Inbound Marketing estão em amplo crescimento para 2023. Suas ações e estratégias são processos que devem fazer parte do dia a dia das empresas.


Ficar atento a essas e outras estéticas ao longo do ano trazem mais autonomia para o sucesso da comunicação da sua marca.


Além disso, ter ao lado uma equipe pronta e que oferece todos os serviços para potencializar o posicionamento digital da sua empresa.


A Agência Saler garante todos os processos para sua marca, de ponta a ponta. Nossa equipe está atualizada com as principais tendências do mercado e oferecemos as melhores soluções para você.


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