Na Internet, o termo “tráfego digital” é algo muito comum e que está no dia a dia das empresas que sonham em estabelecer sua presença digital. Porém, você sabe a diferença entre todos os tipos de tráfego? Venha descobrir!
Gerar tráfego é o objetivo principal de qualquer equipe de Marketing Digital em relação ao seu blog ou site.
Quanto mais fluxo seus canais de comunicação têm, maior será o número de leads, de interação com sua marca e de vendas.
Claro, com a valorização da internet nos últimos anos dentro das estratégias de Marketing, se tornou mais complexo gerar tráfego. Hoje, sua marca disputa cada espaço no mundo digital com dezenas de concorrentes.
Para conseguir estabelecer estratégias eficazes, é necessário usufruir das mais diversas formas de promover fluxo para seu site.
Existem diversos tipos de tráfegos digitais. Cada um oferece benefícios e necessita de planejamentos diferentes. Além disso, um pode completar o outro dentro das ações de comunicação.
Neste artigo vamos apresentar esses principais formatos e explicar qual se relaciona melhor com suas estratégias de Marketing Digital.
O que é tráfego digital?
Calma, não estamos falando de um engarrafamento de carros. Na verdade, o tráfego digital são as visitas, visualizações, acessos e alcance dos canais de comunicação da sua marca, como blog, redes sociais e páginas do site.
O tráfego é muito importante para qualquer empresa que precisa de interação e atração de clientes. Quanto menos visitas no seu site, menos as pessoas vão conhecer seus produtos e serviços.
O pensamento que sua estratégia deve ter é bem simples: não basta ter um planejamento perfeito, um conteúdo excelente e um design impecável sem que não tenha usuários para visualizar.
A grande diferença do tráfego digital para o físico é que, na Internet, não precisamos controlar o número de pessoas que entram no seu site. Já em uma loja, por exemplo, existe uma quantidade limitada de clientes.
Os principais tipos de tráfego digital
Você já entendeu o que é o tráfego digital e porque é tão importante ter ele como métrica das suas estratégias de Marketing Digital.
Agora, você deve saber como utilizá-lo ao favor da sua empresa e os melhores caminhos para atrair mais acessos para seus canais.
A melhor forma para fazer isso é entendendo todos os tipos de tráfegos disponíveis, como eles funcionam e quais as melhores ações para alcançar cada um deles. Vamos lá!
Tráfego orgânico
Sempre que pensamos em tipos de tráfego, o primeiro que vem à mente é o orgânico. Mas como ele funciona e quais as maneiras de gerá-lo?
O tráfego orgânico não necessita de investimento financeiro. Ele ocorre de forma intuitiva, com os usuários realizando pesquisas em redes sociais ou motores de buscas.
Ele é considerado o fluxo de visitantes mais desejado pelas empresas, já que todo o processo é espontâneo e natural dentro da jornada dos usuários. Mas, claro, é um tráfego que necessita de muito mais esforço.
A principal estratégia para gerar visitas orgânicas ao seu site é utilizar o famoso SEO, sistema de otimização para mecanismos de busca.
Ao criar artigos e conteúdos bem ranqueados e que apareçam no topo do Google, por exemplo, mais pessoas vão acessar seu site e, consequentemente, o número de acessos tende a crescer. Tudo de forma espontânea.
Os resultados desse tipo de tráfego tendem a aparecer em longo prazo e requerer a construção de conteúdos otimizados com o passar do tempo. Contudo, é o investimento com maior ROI entre as estratégias de Marketing
Digital.
Tráfego pago
Agora, vamos virar um pouco a chave. Enquanto o tráfego orgânico é espontâneo e natural, o pago apresenta características inversas.
Ele é gerado a partir de um investimento em anúncios, que pode ser em um mecanismo de busca, como o Google, ou em redes sociais a partir de Ads, como Meta Ads e Instagram Ads.
Obviamente, os resultados do tráfego pago aparecem de forma mais rápida, já que a concorrência é bem menor e você garante espaços de privilégio para seus anúncios e campanhas.
Sua empresa pode investir em duas modalidades de tráfego pago.
Com o Link Patrocinado, as páginas do seu site são direcionadas diretamente ao topo do Google, onde você investe em palavras-chaves onde seu link irá aparecer.
Já com o Display, você garante uma “vitrine” em um site parceiro disponível na Rede de Display. Assim, seu banner, vídeo, áudio ou qualquer outro formato de campanha irá aparecer disponível para o visitante. É possível, ainda, direcionar seus anúncios de forma mais segmentada para aparecer, somente, ao público-alvo selecionado.
Lembrando que, o tráfego pago é um pouco mais “agressivo” e incisivo junto ao usuário, já que o processo não acaba sendo natural e intuitivo, utilizando metodologias do Marketing Tradicional.
Tráfego Direto
O nome desse tráfego já deixa bem claro como funciona seu processo. A jornada do usuário para visitar seu site é realizada de forma direta.
O conceito é exatamente esse. A pessoa digita a URL do seu site na barra de endereço, acessando diretamente o seu canal.
Esse tráfego direto pode ocorrer por diversos motivos, quando o usuário já conhece sua empresa, recebe uma indicação ou sua marca possuir autoridade no mercado e seu site ser reconhecido.
Tráfego de referência
Comprar algo após a indicação de um amigo é muito mais seguro, né?
Isso também pode ser notado dentro do mercado digital. É muito mais intuitivo e fácil acessarmos um site quando ele é indicado por um canal que já temos um relacionamento construído.
E esse é o conceito visto no tráfego de referência. É a visita que seu site recebe através de um link disponível em um outro site. Essa é uma das estratégias de SEO, chamadas link building.
Além disso, esse tráfego pode ser aplicado para ampliar os resultados das visitas orgânicas.
Tráfego social
Esse é o tráfego gerado diante das redes sociais da sua marca.
Esse tipo de fluxo de usuário ao seu site vem se estabelecendo muito dentro do mercado ao longo dos anos, sendo muito desejado pelas empresas.
Basicamente, ele ocorre quando você insere links dentro dos conteúdos publicados no Facebook, Instagram, TikTok, YouTube e afins.
É um tráfego extremamente valioso, já que as redes sociais estão em amplo crescimento ano após ano, sendo essencial a presença nesses canais para interagir com seu público e atrair mais oportunidades de vendas para seus sites.
A Agência de Marketing Digital para garantir seu tráfego digital
Entender como funcionam os processos envolvidos para geração de tráfego é muito importante para o sucesso das suas estratégias de Marketing Digital e fortalecimento da presença da marca na internet.
Quanto mais acessos seus canais constroem, mais crescimento e vendas sua empresa tende a realizar.
Claro que com o fim deste artigo, você está com muita vontade de potencializar o tráfego do seu site, né? Para isso, é importante investir em soluções inteligentes.
E uma ótima maneira de fazer isso é com uma Agência de Marketing Digital full service e completa ao seu lado.
A Agência Saler oferece todos os serviços para expandir o acessos e visitas dos seus canais. Nossa equipe é especializada nos mais diversos tipos de tráfegos e garantimos ações especializadas para cada um delas.
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