Criação de conteúdo de qualidade e SEO estão conectados para alcançar melhores resultados no Marketing de Conteúdo. Porém, quais os caminhos para o sucesso dessas estratégias? Nesse artigo você vai descobrir!
O conteúdo é o protagonista das ações de Marketing Digital nos dias atuais. Ele é a base para captação, conversão e fidelização dos seus clientes.
Porém, a grande dúvida que fica para marcas e empresas: como é possível se destacar no mercado dentro desse mar de conteúdos que são produzidos diariamente?
A resposta é bem simples: SEO.
O queridinho do Inbound Marketing, o Search Engine Optimization, ou somente SEO, é a estratégia que irá posicionar seu site e blog nas primeiras páginas do Google.
Para ajudar na relevância digital da sua marca e catapultar seus resultados, vamos mostrar como é possível mesclar essas duas estratégias dentro do seu planejamento de comunicação.
Vamos lá!
O que é SEO?
O SEO é uma estratégia de Marketing Digital com o objetivo de otimizar conteúdos para os motores de busca, como o Google.
Essa ação consiste em uma série de técnicas e boas práticas para estruturar as páginas do seu site ou blog e façam com elas alcancem mais rapidamente seu público-alvo.
E o melhor de tudo é que o SEO é uma estratégia que gera somente tráfego orgânico, sem precisar fazer grandes investimentos financeiros em anúncios pagos.
Essa otimização leva em consideração diversos fatores, indo desde utilização de palavras-chaves estratégicas até uso de imagens, links e, até mesmo, programação.
Obviamente, o conteúdo também tem papel muito importante para o sucesso do SEO. Motores de busca gostam de textos bem escritos, atualizados e que tragam uma boa experiência ao usuário.
Quanto melhor e mais cuidadosa for a produção do conteúdo, maior é a chance dele se destacar nas pesquisas do Google.
Por que estar bem posicionado no Google?

O Google é o maior canal de buscas do universo. Sua relevância no mercado é dominante e lidera com sobras o mercado em relação aos seus concorrentes, como Bing e YaHoo!, por exemplo.
Obviamente, isso faz com que a plataforma seja o objetivo de qualquer empresa que sonha em alavancar seu posicionamento digital. Estar bem posicionado no Google é certeza de aumento de oportunidades ao seu negócio.
Além disso, você passa a se tornar autoridade nos assuntos relacionados ao seu mercado de atuação. Pense na seguinte situação, o que você confia mais, em um artigo posicionado na primeira página do Google, ou em um site localizado na quinta?
Os clientes passam a ter mais segurança para se tornar clientes do seu negócio.
Por fim, o topo do Google gera destaque em relação à concorrência. Quem está nas primeiras posições fica com, aproximadamente, 75% das oportunidades geradas.
A maior parte dos cliques em links ficam concentrados nos cinco primeiros resultados que aparecem na pesquisa.
O que é o Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo é uma das dezenas de estratégias que fazem parte do Inbound Marketing.
Essa metodologia trouxe uma nova forma de vender produtos e atrair clientes. Os conteúdos produzidos não devem mais focar, somente, nos serviços que sua empresa oferece. Deve ir além.
Todos os processos de criação devem ser integrados e seguir o objetivo de atrair, engajar e encantar o espectador.
Sua marca deve apresentar seus diferenciais, construindo storytelling e narrativas coerentes com as dores e desejos do seu público-alvo.
Crie conexões com quem está lendo através de conteúdos de valor, que irão agregar mais do que uma propaganda ao leitor, e sim, informações relevantes e que irá educá-lo ao longo da leitura.
Blogs, e-books, infográficos, webinars e posts em redes sociais, todos esses tipos de matérias agregam valor e enriquecem sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Dicas de criação conteúdos para SEO
Criar conteúdo é pensar em SEO e vice-versa. As duas estratégias estão mescladas e precisam ser planejadas em conjunto para desenvolver suas campanhas e ações dentro do Marketing Digital.
Para isso, é importante pensar nessas dúvidas técnicas em conjunto para alcançar os melhores resultados com o seu planejamento de comunicação.
Vamos listar algumas dicas bem interessantes que você deve pensar na hora de criar um conteúdo de valor para o seu público-alvo.
Entenda o algoritmo do Google
Para posicionar seu conteúdo é necessário entender como é o funcionamento do Google.
O temido algoritmo do motor de busca, na verdade, é uma série de boas normas e técnicas que devem ser seguidas para criar um bom planejamento de SEO.
É muito importante estudar e compreender esses dados por trás do Google. Todos esses elementos e fatores serão primordiais para indexar e ranquear seus conteúdos.
Pense primeiro no público
Planejar, estruturar, criar ideias, entender os dados. Todos esses fatores são bem importantes para o sucesso do seu conteúdo. Porém, antes de tudo, você deve entender que o protagonista é sempre o usuário.
Não adianta escrever um blog post super estratégico, por exemplo, e ele não conversar com sua persona.
Crie experiências e resolva as dores e necessidades de quem está lendo.
Palavras-chaves de cauda longa
Palavras-chaves de cauda longa são termos mais nichados sobre seu produto. Vamos dar um exemplo para deixar mais claro.
“Flores decoradas” é a palavra-chave principal do seu conteúdo. Contudo, você gostaria de deixar a busca mais específica para atacar a dor do seu cliente.
Com isso, você coloca dentro do seu planejamento a palavra “Flores decoradas para mesa de jantar”. Assim, essa seria uma palavra-chave de cauda longa.
Elas são bem importantes para seu conteúdo ser cada vez mais certeiro e alcançar exatamente a necessidade do seu visitante, aumentando a chance de conversão.
Crie títulos curtos e chamativos
Títulos curtos são uma das boas práticas de SEO que devem ser colocadas como prioridade na criação de conteúdos.
Além disso, trabalhe gatilhos chamativos e que apresentem os principais valores do seu texto.
Deixe bem claro no título os benefícios e a dúvida principal que será resolvida com seu conteúdo.
Conteúdos informativos
Todo conteúdo produzido precisa ser útil. O objetivo é sempre o visitante acabar o texto sabendo que acabou de adquirir conhecimento sobre sua dor ou necessidade.
O tempo de comunicação direta e irrelevante, focada somente na venda, ficou para trás. Hoje, tudo que é produzido deve agregar valor e educar o consumidor.
Além disso, criar essa conexão é uma forma de manter o usuário interessado em outros conteúdos do seu site ou blog.
Use as imagens com sabedoria
O uso de imagens nos textos é uma ótima forma de otimizar o conteúdo, trazer uma representação gráfica e, também, auxiliar suas estratégias de SEO. Contudo, elas devem ser distribuídas de forma inteligente.
Não use diversas imagens de forma totalmente aleatória e sem significado. Além disso, elas devem ser nomeadas e conter uma legenda contendo a palavra-chave principal do artigo.
Estratégia de Link Building
Um dos fatores que o Google mais acha relevante em relação a um conteúdo é quantas vezes ele é citado em outras fontes. Isso se chama link building.
Essa estratégia de Marketing de Conteúdo é muito importante dentro do SEO. Ela consiste, basicamente, em buscar maneiras de posicionar seus conteúdos em outros sites em forma de link.
Isso pode ser feito por parceiras, onde existe uma troca de citações, ou torna-se referência no mercado, sendo citado de forma natural dentro de outros canais de comunicação.
A Agência de Marketing Digital especialista em Conteúdo para SEO
Estruturar e planejar estratégias de SEO para a criação dos conteúdos da sua empresa é essencial para posicionar sua marca digitalmente entre as líderes do mercado.
Estar no topo do Google é uma das melhores maneiras de alavancar suas vendas e expandir o número de oportunidades na sua base de clientes.
A Saler é uma Agência de Marketing Digital especialista em SEO e oferece as melhores soluções para aproveitar ao máximo o potencial do seu conteúdo.
Produzimos blogs posts, textos para sites e estruturamos páginas dentro das boas práticas do Google.
Somos uma Agência de Marketing Digital full service, com uma equipe que vai acompanhar seus processos do início ao fim.
Dentro da nossa régua de serviços, temos soluções como Inbound Marketing, Criação de Sites, SEO, Mídia Paga e muito mais.
Conheça mais sobre os serviços da Agência de Marketing Digital Saler e leve para dentro da sua empresa uma nova forma de fazer Marketing Digital.