Algoritmo do Google: Como Funciona o Buscador?

Algoritmo do Google

Você sonha em estar no topo do maior mecanismo de busca do Mundo? Então você precisa conhecer como funciona o, às vezes temido, às vezes amado, algoritmo do Google.

 

O Google é o maior buscador do Mundo. Segundo dados da própria empresa, são realizadas mais de 8 bilhões de pesquisas diárias no mundo todo utilizando a plataforma.

 

Com esse mar de oportunidades, todo mundo sonha em estar bem posicionado dentro das pesquisas para aumentar o número de visitas e leads no seu site.

 

Uma das principais estratégias do Marketing Digital para alcançar o topo do Google é o SEO (Search Engine Optimization).

 

Porém, qual a melhor forma de aproveitar todo o valor que a otimização em SEO pode oferecer para a produção dos seus conteúdos?

 

E a resposta para isso é Algoritmo do Google.

 

O mecanismo de busca leva em consideração diversos fatores e boas práticas para classificar um site como relevante ou não para a pesquisa que está sendo realizada pelos usuários.

 

Hoje, neste artigo, vamos explicar detalhes de como funciona “por trás” do Google e quais os melhores caminhos para dominar seus temidos algoritmos. Vamos nessa!

 

O que é um algoritmo?

 

Antes de entender como funciona o Google, é importante compreender o que é um algoritmo e por que ele é tão importante no funcionamento de sistemas e plataformas.

 

Resumidamente, o algoritmo pode ser definido como uma sequência lógica de regras racionais ativadas após uma ação e aplicadas dentro de dados operacionais que tem como objetivo resolver problemas ou alcançar metas e objetivos.

 

Essas definições e instruções devem ser respeitadas e seguidas a risca para que os processos sejam funcionais e entreguem o resultado esperado.

 

O algoritmo também deve ser sempre atualizado, para trazer a melhor experiência para as plataformas e ficarem atualizados com as novas tendências de uso que o mercado oferece.

 

E como funciona o algoritmo do Google?

 

Algoritmo do Google e SEO

 

A sequência de algoritmos do Google é ativada após o visitante realizar uma pesquisa dentro da plataforma.

 

Assim, o buscador passa a operar dentro das suas “boas normas de uso”, que são, nada mais, nada menos, do que dados, informações e leituras organizadas pelo próprio Google para definir o ranqueamento de cada página que é mostrada em tela.

 

É um pouco complexo explicar todos os detalhes e compreensão da lógica utilizada pelo Google. Até porque, muitos detalhes desses algoritmos são desconhecidos e atualizados quase diariamente.

 

Contudo, o SEO é a melhor técnica para alcançar o sucesso dentro dessas boas práticas definidas pela plataforma.

 

Uso de palavras-chaves, imagens, URL amigável, títulos chamativos, meta description e estratégias de links são algumas das diversas ações que podem ser utilizadas dentro do seu planejamento de otimização.

 

Confira essa série de dicas incríveis de SEO que podem alavancar seu site dentro do Google.

 

Quanto mais você entende e encara o desafio que é o algoritmo de funcionamento do Google, mais chances você tem de posicionar seus conteúdos nas primeiras posições de busca.

 

Além disso, o algoritmo é dividido em três partes fundamentais. Vamos para elas!

 

Rastrear

 

Também conhecido como crawling, o primeiro processo realizado pelo Google é o rastreamento.

 

O Google, de forma quase que instantaneamente e contínua, localiza o que está publicado na Internet e mapeia em um grande banco de dados.

 

O grande desafio aqui é fazer com que seu conteúdo seja rastreado pelos Googlebots, robôs que fazem a busca do que está disponível na rede.

 

Existem diversas práticas para seu site ser “notado” pelo Google. Porém, nesse processo de rastreamento, é muito importante que seu código HTML seja limpo e claro.

 

Uma programação organizada é fundamental para facilitar a leitura dos Googlebots e garantir que seu site seja localizado.

 

Indexar

 

Parabéns, seu conteúdo postado foi localizado e rastreado pelo Google. Mas e agora, o que acontece?

 

Bom, dentro de um processo sequencial, sua URL é indexada dentro de um extenso banco de dados e organizada dentro de uma preferência e relevância a pesquisa que o usuário irá realizar.

 

A grande estratégia nesta etapa para conseguir melhores posições dentro das pesquisas do Google são as palavras-chaves.

 

O algoritmo é capaz de ler e compreender essas keywords para fazer a organização do seu banco de dados e levar até o usuário o conteúdo que mais faça sentido com o termo que ele tenha pesquisado.

 

Vamos entender melhor com um exemplo. Caso uma pessoa pesquise “saúde digital”, o algoritmo irá levar até ela os textos que melhor seguem os pré-requisitos do Google.

 

Por isso, é muito importante distribuir bem suas palavras-chaves ao longo do texto, colocá-las nos títulos e subtítulos, nomear imagens e destacá-las na sua URL e meta description.

 

Ranquear

 

Por fim, temos o ranqueamento. Nesta etapa conseguimos ver o resultado concreto da nossa estratégia de posicionamento do conteúdo produzido.

 

Lembra quando falamos no início do texto que o algoritmo tem como objetivo melhorar a entrega dos resultados? É exatamente no ranqueamento que podemos ver isso.

 

Aqui, o Google irá usar e abusar das suas boas práticas de conteúdo. Indo de palavras-chaves a URL amigável passando por imagens, links e tamanho do texto. Quase todos os fatores são relevantes para um bom posicionamento na plataforma.

 

Segundo pesquisas, é suposto que exista mais de 200 condições para especificar que o algoritmo do Google usa 

em consideração dentro da sua análise para definir o ranqueamento da pesquisa.

 

E é essencial entender que esses fatores estão em constantes alterações, já que os dados da plataforma de busca sofrem atualizações constantes.

 

Para garantir o sucesso e relevância da sua marca, é necessário muita pesquisa e estudos, além de estar sempre atualizado com as novidades do mercado.

 

A Agência de Marketing Digital para dominar o algoritmo do Google

 

O algoritmo do Google pode parecer um bicho de sete cabeças que precisa ser “domado”. Porém, a realidade é um pouco menos fantasiosa do que muitas empresas pensam.

 

Na verdade, é necessário estudo, técnica e planejamento. Unindo esses três fatores, é possível alavancar suas estratégias e alcançar de forma orgânica o topo da plataforma de busca.

 

A Agência Saler transforma esse bicho de sete cabeças em soluções práticas e simples para sua empresa.

 

Somos uma Agência de Marketing Digital full service que irá auxiliar de ponta a ponta todos os processos da sua empresa e alavancar os resultados e vendas dos seus produtos.

 

Nossa equipe é especializada nas principais tendências de mercado e garante as estratégias mais eficientes de SEO junto ao algoritmo do Google.

 

Com uma Agência de Marketing Digital completa, seu negócio irá sair da inexistência digital para as primeiras posições de pesquisa.

Dentro da nossa régua de serviços, temos soluções como Inbound Marketing, Criação de SitesSEO, Mídia Paga e muito mais.

Conheça mais sobre os serviços da Agência Saler e leve para dentro da sua empresa uma nova forma de fazer Marketing Digital.

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