A mais nova evolução do marketing, criada por um dos principais nomes da comunicação digital, Philip Kotler, o “Marketing 5.0” pode agregar muitos benefícios a sua empresa. Saiba como!
Caso você goste de Marketing Digital, provavelmente já ouviu falar de Kotler. Conhecido como o “Pai do Marketing”, ele se tornou um dos grandes mentores da área com sua série de livros cheia de conceitos e ensinamentos que moldam e analisam a evolução do mercado.
E isso não é diferente no seu último lançamento, o “Marketing 5.0”, escrito junto ao Iwan Setiawan e Hermanwan Kartajaya.
Nessa mais nova realidade do Marketing, podemos entender o impacto que a tecnologia está tendo na nova jornada de consumo do cliente, os impactos reais que a pandemia de covid-19 trouxe para a área e o avanço do protagonismo da experiência do usuário.
Quer entender mais sobre tudo isso? Confira esse super material que preparamos para você!
O que é o Marketing 5.0?
Ao longo da sua vida, Kotler relatou a “evolução” do marketing durante os anos, até chegar no 5.0. Essa “quinta fase” do marketing é baseada em dados e tem a tecnologia como grande protagonista.
O conceito é baseado em como o humano e o tecnológico estão interligados em formas de criar conexões para evoluir o cliente ao longo da sua jornada de compra, indo muito além de somente vendas e abordando esse vínculo entre consumidores e marcas.
No Marketing 5.0 o fidelidade do cliente é colocado como ponto crucial. Para isso, é importante entender como ele se comporta e quais suas identificações tanto com o mundo físico, como com o ambiente digital.
Claro, que o avanço tecnológico que vivenciamos todos os dias tem papel importante nesse novo conceito de planejar marketing. Não é a toa que, cada vez mais, o processo de digitalização está deixando de ser novidade, para ser parte do dia a dia do mundo corporativo.
Além disso, a pandemia de covid-19 também ressaltou as estratégias abordadas dentro do Marketing 5.0. Ela não só fez mudanças na nossa forma de viver, como também na nossa forma de interagir com marcas e empresas.
Estão entre as ferramentas tecnologias que estão em alta e são abordadas dentro do livro:
- Robôs e inteligência artificial;
- Realidade aumentada e virtual;
- Sensores;
- Internet das coisas
- Processamento de linguagem natural;
- Blockhain.
Assim, estamos vivendo um processo de evolução para, em algum momento, o Metaverso chegar ao seu ápice e ser a tecnologia mais utilizada e, consequentemente, protagonista da conexão entre marcas e consumidores.
A evolução do Marketing

Para chegar até o 5.0, o Marketing mudou e evoluiu muito. As vantagens e diferenciais competitivos vistos no 1.0 pode ser vista de uma forma diferente e adaptada a outra realidade no 4.0. Vamos entender um pouquinho de cada um deles, segundo a visão de Philip Kotler.
Marketing 1.0
Também chamado de marketing digital, o 1.0 tinha como protagonista a divulgação do produto em massa, via TV ou jornal, por exemplo.
Como na época as ferramentas tecnológicas ainda estavam engatinhando, esse modelo é bem simples e analisa o mercado de forma vertical junto ao consumidor.
Basicamente, a empresa escolhia seus serviços e produtos para vendas e fazia isso de forma direta. Não existe uma importância junto aos outros elementos do relacionamento com o cliente, somente a construção do processo de venda.
Marketing 2.0
Contudo, no Marketing 2.0 algumas coisas começam a mudar drasticamente. Agora, o consumidor passa a ter muita importância durante o processo de compra. Os clientes são vistos agora de formas individuais com dores e necessidades únicas.
Além disso, com o aumento da concorrência, a exigência por serviços de qualidade aumentou e as marcas precisam oferecer mais do que só bons produtos. A experiência começa a aparecer como fator decisivo na decisão de compra.
Estratégias de marca segmentadas, público-alvo, personas, canais personalizados de comunicação e outras estratégias do marketing começam a surgir com força.
Marketing 3.0
Primeiro os produtos, depois os clientes e agora, no Marketing 3.0, o foco central é no ser humano.
Cada vez mais, o foco de forma individual em cada consumidor passa a ser realidade nas estratégias de comunicação das empresas. Os clientes não são um grupo homogêneo e sim, seres diferentes, complexos e com preferências e dores únicas.
Além disso, a transformação digital passa a ser um termo comum. Blogs, redes sociais e sites começam a ganhar forma entre os clientes, que começam a interagir e ter voz através desses canais.
Assim, as marcas passam por um processo de humanização da sua comunicação e começam a dar importância e defender para temas relevantes para a sociedade para gerar identificação.
Marketing 4.0
Assim, chegamos até o Marketing 4.0. Nele temos a tradição do antigo para o moderno. Do tradicional para o digital.
O consumidor está cada vez mais exigente e crítico, o que levou a uma grande mudança dentro da jornada do consumidor. Além disso, os conceitos omnichannel estão cada vez mais em alta com foco em experiências híbridas entre o físico e digital.
No livro também é estimulado o uso de ferramentas que ofereçam mais engajamento e interação entre marcas e clientes. A conexão, fidelidade e presença digital são muito importantes para o sucesso de qualquer empresa nos dias atuais.
É preciso respeitar e entender o empoderamento do cliente. Assim, as marcas que oferecem suporte e estão lado a lado com as dores do consumidor, estão mais próximas de conquistá-lo.
Marketing 5.0: Como funciona?
O Marketing 5.0 já é realidade. Para entender melhor como funcionam essas estratégias, ele foi dividido em cinco pilares bases que o diferencia dos demais modelos. Vamos a eles:
Marketing baseado em dados
Criação e originalidade ainda são elementos bem importantes para o sucesso de qualquer ação de comunicação. Contudo, nos dias atuais, para o sucesso da sua campanha, é preciso ir bem além.
No mundo digital, é muito importante ser estratégico e ter seu marketing orientado pelos dados.
Análises internas e externas, variação do mercado, tendências, iniciativas, mapeamento do consumidor, análise de conteúdo e outros diversos dados que devem ser estudados antes de iniciar qualquer planejamento.
Marketing Predatório
Imagina saber seus resultados antes mesmo de fazer o lançamento de uma ação? Com uma análise preditiva isso é possível.
O Marketing 5.0 permite, com o uso de análises e indicadores do mercado, prever o sucesso da sua campanha, antes mesmo dela ir ao ar.
Isso permite um melhor direcionamento da sua equipe, investimento do orçamento e, até mesmo, avaliações para testes A/B de forma bem mais eficiente.
Marketing Ágil
Agilidade é um dos elementos mais importantes do Marketing 5.0. Os processos precisam ser cada vez mais otimizados e rápidos, com as atividades manuais em segundo plano.
Resultados e análises em tempo real garantem que sua empresa esteja sempre a frente da concorrência e lado a lado com as principais tendências do mercado.
Além disso, sua marca se aproxima com o cliente que está sempre sedento pelas novidades do momento e mudanças sociais.
Marketing Contextual
Cada cliente é único e deve ser atendido conforme seu contexto, de maneira personalizada.
As empresas precisam entender, reconhecer e aprender com seus consumidores. Eles buscam experiências que conversem com seus prazeres e necessidades, além de mensagens que geram conexões com suas vivências e atendimentos personalizados e exclusivos.
Marketing Aumentado
Por fim, o conceito de Marketing Aumentado tem como objetivo oferecer tecnologias ao setor de atendimento ao cliente para transformar e otimizar a experiência e evolução do contato.
Por exemplo, usos de chatbox, robôs e inteligências artificiais – com um comunicação humanizada – são destacados como boas soluções de apoio.
Como usufruir do Marketing 5.0 na minha empresa?
Agora você deve estar super ansioso para aplicar todos os elementos e conceitos do Marketing 5.0 na sua empresa e começar a captar novos clientes e vendas.
Porém, você sabe como usufruir de todas essas estratégias?
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