O funil de vendas para e-commerce é uma das estratégias mais eficientes para guiar seu cliente ao longo da jornada de compra, desde o primeiro contato até a conversão em venda. Entenda melhor como estruturar seu próprio funil!
Qual o maior objetivo de um e-commerce? Com toda a certeza é a venda final. Conseguir transformar seu lead em um cliente é a jornada que todo o negócio sonha em realizar.
Para conseguir alavancar suas vendas no digital, as empresas precisam estruturar um planejamento estratégico que guie o usuário desde o primeiro contato até a realização da compra. Essa estratégia se chama funil de vendas.
Entender as etapas de consumo do seu lead e como ele se comporta em cada uma é essencial para o sucesso do seu sucesso em todos os canais de venda.
Ficou curioso para entender mais sobre o funil de vendas para e-commerce? Então continue a leitura para descobrir como criar estratégias únicas dentro de todas as etapas de consumo do seu cliente. Vamos lá!
O que é o funil de vendas?
O funil de vendas é um guia tanto para sua empresa, como para o consumidor. Com ele, você transforma um visitante em um cliente passando por todas as etapas de compra.
Muitas marcas pensam somente na venda final ao cliente, acreditando que essa é a única etapa de valor junto junto ao usuário. O funil surge para desmistificar esse pensamento.
A estratégia mostra que existem outros estágios antes do fato da decisão de compra. É necessário criar ações durante toda a jornada para atrair e conquistar o cliente, desde as fases iniciais.
Respeitar o funil de vendas traz uma grande vantagem para o seu e-commerce, já que você cria um relacionamento de confiança com seu potencial cliente, além de oferecer uma experiência positiva e de valor.
Etapas do Funil de Vendas para e-commerce

O Funil de Vendas para e-commerce é dividido, normalmente, em 4 etapas. Vamos entender melhor cada uma:
Atração
A primeira etapa, ou o topo do funil, é a de atração. Esse é o primeiro contato do potencial cliente com seu e-commerce, onde você deve começar a construção do relacionamento com ele.
Nesse momento é muito importante construir sua presença digital. Quanto mais canais consolidados sua marca tiver, maior a chance do usuário encontrar seus serviços e produtos.
Nessa etapa, a atração pode ocorrer de diversas formas, por posts em blog, redes sociais, review de produtos, anúncios patrocinados, recomendação, etcs.
Além disso, é importante ter em mente que o seu potencial cliente ainda está descobrindo suas dores e desejos. Então, é necessário estruturar estratégias de aprendizado para esse usuário entender melhor sobre seu problema.
Por fim, é importante demonstrar que seu e-commerce passa segurança e que o cliente não precisa ter medo de fazer um cadastro com seus dados pessoais.
Ativação
Após o primeiro contato e entender melhor o comportamento do seu potencial cliente, chegou o momento de criar uma relação mais próxima com laços mais fortes.
Nessa etapa é essencial apresentar seu e-commerce para o usuário. Esse relacionamento deve ser construído através de conteúdos que apoiam essa aproximação.
Construa sua imagem de empresa parceira e confiável. O cliente deve enxergar seu e-commerce como um apoio para resolver os problemas e dores que ele possui.
Nessa etapa do funil de vendas para e-commerce é essencial coletar dados desse cliente. Isso pode ser feito de várias formas, principalmente como uma landing page com formulário. Assim, o usuário irá trocar informações pessoais por materiais ricos (webinar, e-books e afins).
No processo de ativação, já é possível classificar o lead como qualificado ou não, separando os usuários que tiveram um contato mais profundo com seus serviços daqueles que acessaram seu site por pura curiosidade.
Decisão
Finalmente chegamos ao fundo do funil de vendas para e-commerce. O cliente já se interessou pelo seu negócio, entendeu sua própria dor e confia nos serviços que você oferece. Agora, ele já está pronto para tomar a decisão final.
Apesar de preparado, o cliente ainda precisa de um “empurrãozinho” final. É importante oferecer uma experiência única e personalizada para ele, onde ele sinta profissionalismo e acolhimento vindo da empresa.
Ofereça propostas de valor e traga mais detalhes dos seus produtos e serviços, porém, agora, de forma mais direta e adaptada às dores e desejos desse usuário em específico.
Fidelização/Pós-Vendas
Você sabia que 85% das empresas não realizam estratégias de pós-vendas? Ou que 70% dos negócios não possuem cadastro dos clientes que executam uma compra?
Esses dados do Relatório de Inteligência elaborado pela SIS Sebrae demonstram que muitas empresas não investem em pós-vendas. Mas o funil de vendas para e-commerce evita esse erro.
A última etapa da jornada é a fidelização. O relacionamento com o cliente não acaba após a compra, na verdade é só um início. É muito importante conectar novos caminhos junto ao usuário, para mantê-lo interessado na sua empresa.
Newsletter, e-mails marketing, promoções especiais, lives exclusivas, solicitação de feedback e outras diversas ações podem ser utilizadas para estruturar um processo de pós-vendas bastante eficaz.
Nesse processo, seu e-commerce consegue desenvolver um “love mark” junto ao cliente. Isso faz ele ser um defensor fiel a sua marca. Além de ser um cliente recorrente, ele irá recomendar seus produtos e serviços para outras pessoas.
É um recomeço do funil, já que esse cliente fidelizado passa a ser o ponto de atração para novos visitantes ao seu e-commerce.
Invista em ações personalizadas em cada etapa do funil de vendas para e-commerce
Agora que você já sabe detalhes sobre o funil de vendas, é importante compreender como as suas ações e estratégias se comportam em cada uma dessas etapas.
Em cada uma das quatro etapas, é muito importante personalizar a forma de atuação. O Marketing Digital é amplo e deve atuar de ponta a ponta, respeitando o momento do cliente.
Na atração, por exemplo, seu objetivo é expandir o número de visitas dentro do seus canais de comunicação. Já na ativação, você deve qualificar essa audiência e despertar o interesse dela junto ao seu e-commerce. Na decisão, seu cliente deve ficar pronto e confiante para realizar a compra. Por fim, no pós-venda, o usuário deve desenvolver um carinho e sentimento pela marca.
Por isso, entenda seu usuário e crie ações personalizadas para cada uma. Sua estratégia deve oferecer o que o cliente está buscando, dentro de cada momento.
A Agência de Marketing Digital para o funil de vendas do seu e-commerce
O funil de vendas é muito importante para alavancar seu número de clientes e transformar oportunidades em lucro e vendas.
O Marketing Digital transformou o modo que empresas e clientes se relacionam. Hoje, é importante compreender de ponta a ponta como o usuário está sentindo, desde o primeiro contato até o pós-venda.
A Agência Saler é o que você busca para criar a melhor estrutura de funil de vendas para seu e-commerce.
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Nossa equipe é especializada nas principais tendências de mercado e garante as estratégias mais eficientes em cada etapa da jornada do consumidor.
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