Como fazer o e-mail marketing não cair em spam?

e-mail marketing spam

O spam é um dos principais vilões das campanhas de e-mail marketing. É essencial encontrar soluções para não cair no lixo eletrônico e suas estratégias serem um sucesso. Descubra como fazer isso!

 

De acordo com a pesquisa “Email Marketing Trends” realizada pela Rock Content, o e-mail marketing é considerado a segunda tática mais eficaz do marketing digital para geração de leads, atrás apenas do marketing de conteúdo.


Se você é dono de um negócio, com certeza já ouviu falar sobre a importância do disparo de e-mails para potencializar os resultados digitais da sua marca. 


É uma das ferramentas mais utilizadas em estratégias de marketing digital para captação de leads, divulgação de marca e evolução dentro do funil de vendas. 


Mas, para que essa estratégia seja efetiva, é preciso tomar cuidado para que seus envios não caiam na temida caixa de spam.


Vamos explicar o que é o e-mail marketing, como utilizá-lo dentro das estratégias do marketing digital, como fazer para não cair em spam e qual a importância de ter o apoio de uma agência de marketing digital para criação das suas estratégias.

 

O que é e-mail marketing?

 

Estratégia de e-mail marketing

Imagem de rawpixel.com no Freepik

A pesquisa da DMA (Direct Marketing Association) revelou que a média de retorno sobre investimento (ROI) para e-mail marketing é de 42:1. Ou seja, para cada US$ 1 investido em e-mail marketing, a média de retorno é de US$ 42.


O e-mail marketing é uma das técnicas de marketing digital mais consistentes e relevantes para o mercado. 


Ela consiste no envio de mensagens de e-mail para uma base de contatos com o objetivo de estabelecer uma comunicação direta com seu público-alvo, aumentar a visibilidade da marca, estreitar relacionamentos e fidelizar clientes.


Ela permite o contato direto com o público, com um custo relativamente baixo e com grande potencial de conversão em vendas.

 

Como utilizar o e-mail marketing nas estratégias de marketing digital?


O e-mail marketing pode ser utilizado em diversas etapas do funil de vendas, desde a atração de leads até a fidelização de clientes. Algumas das estratégias mais comuns incluem:

 

      • Envio de newsletters: newsletters são e-mails periódicos que trazem informações relevantes sobre a empresa, seus produtos e serviços, novidades do mercado, entre outros assuntos relacionados ao seu nicho de atuação.

        • Ofertas exclusivas: o envio de ofertas exclusivas por e-mail é uma excelente forma de estimular o público a realizar uma compra ou contratar um serviço.

          • Campanhas sazonais: campanhas sazonais, como promoções de Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras datas comemorativas, são uma ótima oportunidade para o envio de e-mails temáticos.

            • Nutrição de leads: Use campanhas de e-mail para nutrir seus leads com conteúdo educacional, informativo e relevante para ajudá-los a avançar no funil de vendas e se tornarem clientes.
            • Acompanhamento de carrinho abandonado: Use campanhas de e-mail para acompanhar os carrinhos abandonados e incentivar as pessoas a concluírem suas compras.
           

          Por que é tão importante não cair em spam?

           

          e-mail marketing para não cair no spam

          Imagem de creativeart no Freepik

          O spam é um dos maiores problemas enfrentados pelos profissionais de e-mail marketing. Quando seus e-mails caem na caixa de spam, eles não são entregues ao destinatário, o que compromete a eficácia da sua estratégia.


          Além disso, quando um usuário marca seu e-mail como spam, isso pode prejudicar a reputação do seu domínio e fazer com que futuros e-mails sejam bloqueados ou encaminhados diretamente para a caixa de spam.

           

          Como fazer para não cair em spam?


          Existem diversas práticas que podem ser adotadas para evitar que seus e-mails sejam classificados como spam. Algumas das mais importantes são:


              • Obtenha a permissão dos seus contatos: antes de enviar qualquer e-mail, certifique-se de que seus contatos consentiram em receber suas mensagens.

                • Use um serviço de e-mail marketing: serviços de e-mail marketing profissionais, como o Mailchimp e o RD Station, são capazes de gerenciar listas de contatos, evitar envio em massa de e-mails idênticos e aplicar boas práticas de envio de e-mails.

                  • Não utilizar palavras consideradas “spammy”: certas palavras ou frases em um e-mail podem ser consideradas suspeitas pelos filtros de spam, como “grátis”, “oferta imperdível”, “ganhe dinheiro rápido”, entre outras.

                    • Lista negra: verifique se seu domínio não foi colocado em uma lista negra. Isso pode acontecer se seu domínio foi denunciado por enviar spam. Verifique se isso ocorreu e, se sim, trabalhe com seu provedor de e-mail para resolver o problema.

                      • Não exagere na frequência de envio: enviar e-mails em excesso pode ser considerado spam pelos usuários. Estabeleça uma frequência de envio que seja adequada para o seu público e tipo de conteúdo.

                        • Inclua um link de descadastramento: inclua um link para cancelar a inscrição em seus e-mails. Isso permite que os destinatários optem por não receber mais mensagens suas e evita que eles denunciem seus e-mails como spam. Certifique-se de que o link esteja visível e funcione corretamente.

                       

                      Importância de contar com uma agência de marketing digital


                      A criação de uma estratégia eficiente de e-mail marketing é fundamental para o sucesso do seu negócio. Por isso, contar com o apoio de uma agência de marketing digital pode fazer toda a diferença. 


                      Uma agência especializada em marketing digital pode ajudar a criar campanhas de e-mail marketing segmentadas, com conteúdo relevante e atraente para seu público-alvo, além de aplicar boas práticas de envio e monitorar resultados.


                      Uma Agência de Marketing Digital é formada por uma equipe de profissionais especializados em diferentes áreas, como produção de conteúdo, design gráfico, criação e gestão de campanhas.


                      Outro ponto importante é que uma Agência de Marketing Digital tem expertise em entender o seu público-alvo, e com isso consegue desenvolver e-mails marketing que consolidam sua estratégia.


                      A Agência Saler é o que você busca para os e-mails não caírem no lixo eletrônico da sua base de contatos.


                      Somos uma Agência de Marketing Digital 360 que irá auxiliar de ponta a ponta todos os processos da sua empresa e alavancar os resultados e vendas dos seus produtos.


                      Nossa equipe é especializada nas principais tendências de mercado e garante as estratégias mais eficientes em cada etapa da jornada do consumidor.


                      Dentro da nossa régua de serviços, temos soluções como Inbound MarketingCriação de SitesSEOMídia Paga e muito mais.


                      Conheça mais sobre os serviços da Agência Saler e leve para dentro da sua empresa uma nova forma de fazer Marketing Digital.

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