As ferramentas estratégicas de marketing digital são peças presentes no dia a dia de qualquer gestor de marketing digital. Felizmente, com o amplo crescimento do mercado nos últimos anos e aumento das soluções de automação, a quantidade de opções de plataformas e recursos aumentaram consideravelmente.
Da estratégia de SEO para a construção de um funil de Inbound, são inúmeras as possibilidades de ferramentas para simplificar seu planejamento e trazer resultados otimizados e de excelência para sua empresa.
Quer conhecer as melhores opções para você escolher? Então venha descobrir as ferramentas que todo gestor de marketing deve incluir ainda hoje no seu dia a dia. Vem com a gente.
SemRush e Ubersuggest.io – plataformas de marketing digital para SEO

A excelência no marketing digital requer resultados sólidos de SEO (Search Engine Optimization). Existem duas plataformas muito interessantes e com ótimas funcionalidades para simplificar seu planejamento e serem os braços direitos de qualquer gestor que sonha em alcançar resultados de tráfego orgânico: Ubersuggest.io e SEMrush.
O Ubersuggest.io
Ubersuggest.io é uma ferramenta de SEO repleta de recursos para pesquisa de palavras-chave. Ela fornece uma visão profunda das palavras-chave que seu público-alvo está usando, suas tendências e concorrência.
Com o Ubersuggest.io, você pode identificar palavras-chave altamente relevantes para suas campanhas, permitindo que você direcione seu conteúdo de forma mais eficaz.
Essa ferramenta de marketing digital permite que você acompanhe e compare a concorrência, ajudando a ajustar sua estratégia com base no que outros estão fazendo.
Além disso, ela gera sugestões de conteúdo com base em palavras-chave, tornando mais fácil criar postagens de valor para seu público.
O SEMrush
O SEMrush é uma ferramenta de marketing digital bem mais robusta e que oferece insights detalhados sobre SEO, publicidade, mídia social e muito mais.
Ela permite que você investigue a estratégia de SEO de seus concorrentes, descobrindo as palavras-chave que eles direcionam e os backlinks que estão obtendo.
Além disso, nessa plataforma é possível realizar auditorias do seu site para identificar problemas técnicos que podem estar afetando seu desempenho nos mecanismos de busca.
Se você está investindo em publicidade paga, o SEMrush fornece insights valiosos sobre as campanhas de seus concorrentes e a eficácia de suas próprias campanhas.
Ambas as ferramentas, Ubersuggest.io e SEMrush, são essenciais para um gestor de marketing digital. Elas fornecem informações detalhadas e análises que são vitais para o planejamento estratégico, ajudando a garantir que seu conteúdo atinja o público certo.
Google Analytics – ferramentas para monitoramento de marketing digital

O Google Analytics é uma das ferramentas de análise de dados mais populares e utilizadas pelos gestores de marketing digital. Sua capacidade de fornecer informações detalhadas sobre o tráfego do site, comportamento do usuário e conversões é fundamental para uma estratégia e planejamento mais certeiro.
A ferramenta oferece informações sobre quem visita seu site, de onde vêm e como interagem com seu conteúdo. Isso ajuda você a entender seu público-alvo.
É possível definir metas e acompanhar conversões, seja uma venda, preenchimento de um formulário ou qualquer ação desejada. Isso ajuda a avaliar o desempenho de suas campanhas.
O Google Analytics fornece dados sobre como os visitantes navegam em seu site, quais páginas são as mais populares e onde podem estar encontrando obstáculos.
Nessa ferramenta de marketing digital é possível também descobrir de onde vêm seus visitantes – pesquisa orgânica, mídia social, referências, publicidade paga – para direcionar seus esforços de marketing de maneira segmentada.
Para um gestor de marketing digital, o Google Analytics é como um mapa que orienta as decisões estratégicas. O sucesso no marketing digital depende de decisões informadas. A ferramenta fornece os dados necessários para ajustar campanhas, melhorar o desempenho e direcionar recursos estrategicamente.
RD Station – Automação do marketing digital

O RD Station é uma ferramenta de automação de marketing que oferece uma variedade de recursos para simplificar e aprimorar suas estratégias digitais.
Com o RD Station, você pode criar fluxos de e-mail personalizados, segmentar sua lista de contatos e enviar mensagens relevantes no momento certo.
A plataforma permite que você crie fluxos de nutrição de leads, mantendo os leads engajados e movendo-os pelo funil de vendas. Também é fácil manter uma visão geral de seus contatos, desde a primeira interação até a conversão, ajudando a personalizar seu marketing.
O RD Station oferece insights detalhados sobre o desempenho de suas campanhas, permitindo ajustes baseados em dados.
Ao automatizar tarefas repetitivas, como envio de e-mails e nutrição de leads, você economiza tempo e recursos, permitindo que se concentre em estratégias mais estratégicas.
Google Search Console – olhar para a visibilidade nas buscas orgânicas

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita de marketing digital do Google que permite aos proprietários de sites e profissionais de marketing monitorar e melhorar o desempenho orgânico em mecanismos de busca.
Ele fornece informações sobre como seu site aparece nos resultados de busca do Google, incluindo as palavras-chave que acionam seu site. Também ajuda a identificar problemas técnicos que podem afetar a indexação do seu site, como erros de rastreamento ou problemas de segurança.
A ainda plataforma oferece dados detalhados sobre o tráfego do seu site, incluindo cliques, impressões e taxas de cliques (CTR). Com essas informações, o Google Search Console oferece sugestões para melhorar o desempenho de pesquisa, como a criação de sitemaps XML ou correções de erros de estrutura de dados.
Marketo – ferramentas de automação de Marketing

O Marketo é uma outra opção de plataforma de automação de marketing que oferece recursos para criar, automatizar e avaliar campanhas de marketing com foco no funil de vendas.
Com o Marketo, você pode criar fluxos de nutrição de leads altamente personalizados, adaptando mensagens com base nas ações e comportamentos dos leads. A plataforma permite a automação de campanhas em vários canais, desde e-mail e mídias sociais até publicidade digital.
Você consegue ter uma visão 360 graus dos contatos, o que ajuda a criar experiências mais relevantes e personalizadas. Ele ainda fornece dados analíticos robustos para medir o desempenho das campanhas e identificar áreas de otimização.
Trello e Slack – Ferramentas de gestão e colaboração de Marketing Digital

Duas ferramentas que se destacam para comunicação, gestão de tarefas e colaboração da sua equipe são o Trello e o Slack.
Trello
O Trello é uma plataforma de gerenciamento de tarefas baseada em quadros. Ele permite que você organize projetos em listas e cartões, proporcionando uma visão clara das tarefas e seus status. Aqui estão algumas razões pelas quais o Trello é uma ferramenta valiosa:
Com a ferramenta, você pode visualizar rapidamente todas as tarefas em andamento, quem é responsável por cada uma e o progresso de cada projeto. A plataforma facilita a colaboração com sua equipe, permitindo comentários, anexos e atribuições de tarefas.
O Trello pode ser integrado com várias outras ferramentas, como o Google Drive, o Slack e o Evernote, para aumentar a eficiência.
Slack
O Slack é uma plataforma de comunicação que permite a troca de mensagens e colaboração em tempo real.
Ele oferece canais de chat que possibilitam discussões em tempo real, facilitando a colaboração imediata. Esses lobbies podem ser organizados por projeto, equipe ou tópico, garantindo que as conversas sejam direcionadas e eficazes.
O Slack se integra com uma ampla variedade de aplicativos e serviços também, como o próprio Trello, Google Drive e outras ferramentas de produtividade.
Para um gestor de marketing digital, o Trello e o Slack são como parceiros de equipe indispensáveis. Permitem uma comunicação ágil e organizada, garantindo que a equipe possa colaborar de forma eficaz e resolver problemas rapidamente.
SurveyMonkey – Coletar opiniões para o Marketing Digital

O SurveyMonkey é uma plataforma de pesquisa que permite criar e distribuir pesquisas personalizadas para obter informações valiosas de seu público-alvo. Aqui estão algumas razões pelas quais o SurveyMonkey é uma ferramenta indispensável:
O serviço oferece uma interface amigável para criar pesquisas personalizadas com várias opções de perguntas. As questões podem ser compartilhadas por e-mail, redes sociais, incorporadas em sites e muito mais, atingindo seu público onde quer que esteja.
A plataforma fornece análises abrangentes, permitindo que você interprete e tome decisões com base nas respostas. O SurveyMonkey se integra com várias outras ferramentas, permitindo que você conecte facilmente as informações coletadas a outros aspectos de suas estratégias de marketing.
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A equipe da Agência Saler tem a expertise necessária para integrar essas e outras plataformas que vão simplificar seu planejamento e gestão de dia a dia para proporcionar ainda mais estabilidade e resultados às suas estratégias.
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