E se eu te contar que existe uma fórmula mágica para todos seus lançamentos digitais serem um sucesso? Todos seus produtos, serviços, materiais ricos e novos conteúdos. Sempre seu lançamento alcançará o topo. Imagina ter esse segredo na sua mão?
Bom, infelizmente não existe uma magia para isso. Mas existe uma tática que tem quase o mesmo efeito e provavelmente você já conhece, se chama PLANEJAMENTO.
Dificilmente, uma ação ou estratégia será um sucesso sem planejar. É necessário antecipar e entender os potenciais problemas, definir metas e objetivos, traçar os caminhos que serão seguidos e compreender e simular todos os processos que estarão em volta.
Fazendo isso, você sai de um mero navegador amador em um mar perdido tentando a sorte para voltar para terra firme, se tornando alguém preparado e que sabe todas as probabilidades que irão acontecer.
Vamos entender agora como funciona o planejamento de lançamentos digitais.
O que são lançamentos digitais?

O que você acha ser lançar algo no mundo digital? Alguns vão responder que é cadastrar um produto. Outros que é subir uma nova página no site. Já alguns, que é fazer um anúncio nas redes sociais.
Nenhuma resposta está incorreta. Porém, o lançamento de um produto é muito mais do que isso. É preparar uma estratégia completa e estruturada de divulgação do que está sendo lançado.
O principal P do marketing que será trabalhado aqui é o de Promoção.
Nesse lançamento será apresentada a novidade e despertará o interesse do cliente para assinar ou comprar aquele serviço, produto ou qualquer outra funcionalidade nova da sua empresa.
O segredo está na preparação e antecedência. Planejar é sinônimo de pensar e estruturar antes para quando ocorrer ser um sucesso.
É importante aquecer a base de leads, preparar conteúdos relevantes do que está por vir, fazer uma estratégia de pré-lançamento com alguns benefícios da novidade, entre outros recursos.
Também não esquecer do pós. Continue gerando senso de ansiedade, urgência e necessidade dos clientes. Além de realizar a compra, eles devem indicar e defender sua marca, avisando os outros sobre os lançamentos digitais que ocorreu.
Viu, como é muito mais do que só publicar um novo produto no seu e-commerce?
Dicas para lançamentos digitais de sucesso
Você já entendeu que o lançamento digital vai além do básico. É importante estruturar passo a passo tudo que irá acontecer. Mas o que é esse “tudo” que falamos? Vamos entender a seguir as dicas e estratégias sobre isso.
Metas e objetivos
Onde você quer chegar com esse lançamento? Quais as metas de vendas, conversões, leads gerados, alcance, entre outras métricas?
Faça uma planilha completa e organizada sobre todos os objetivos principais. Isso ajuda a manter o foco e medir o sucesso da sua estratégia.
É importante frisar que é aqui que será definido se as coisas deram certo ou erradas. Porque você sai das hipóteses e vai para dados e resultados reais e palpáveis.
Calendário com cronograma
O planejamento dos seus lançamentos digitais não será nada sem um calendário e cronograma com todas as datas definidas das fases do projeto.
Você deve colocar desde as primeiras etapas do pré-lançamento até a comunicação de pós. Tudo tem que estar incluso, com dias de início e fim, responsáveis pelas tarefas e objetivos centrais de cada um.
Esse calendário pode ser conectado com as metas e objetivos, fazendo um documento organizado e completo. São as duas das etapas mais importantes para a gestão do lançamento.
Conheça o público-alvo
Faça um estudo completo e estratégico do mercado de atuação. Pesquise e trace todas as características do seu público-alvo, compreendendo quais as dores e necessidades que ele busca resolver.
Você compreende muito melhor a oferta e demanda dos seus concorrentes, conseguindo estar um passo à frente e atrair o máximo de atenção nesse lançamento digital.
Validação dos lançamentos digitais
Você está resolvendo algo? Seu lançamento é útil? Vale a pena fazer um grande investimento? Essas e outras perguntas de validação precisam ser realizadas durante o processo criativo.
Cada lançamento tem sua peculiaridade e objetivos. Em alguns casos, uma simples campanha nas redes sociais já é suficiente. Em outros, é necessário fazer um aporte maior, estratégico e multicanais.
Pense de forma estratégica na hora de traçar todos os componentes criativos de divulgação e produção.
Seja criativo
Use e abuse da criatividade. Tente sair da zona comum que está no mercado, mas sempre lembrando das preferências do seu cliente. Às vezes, o menos pode ser maior.
O objetivo central é sua autoridade e gatilhos de interesse. Criação de peças audiovisuais, ter um blog atualizado, utilizar estratégias de SEO, produzir conteúdos recorrentes em redes sociais, parceria com influenciadoras, webinars, entre outros. Tudo é válido quando a ação é pensada com cuidado.
Pense na experiência do usuário
Como o cliente irá interagir com a descoberta do lançamento até a realização da compra? Defina as principais interações e crie uma jornada personalizada, prática, simples e intuitiva.
Lembre que é um projeto novo da sua empresa, algo que o cliente não está acostumado. Então todas as informações devem ser claras para ele entender o que está sendo ofertado e finalizar a compra.
Testes e mais testes
Nunca lance nada sem testar. E os testes precisam ser completos. Simule todas as hipóteses de compras da jornada do seu cliente para encontrar qualquer erro que possa ter passado na fase de produção.
A presa sempre será inimiga da perfeição. Obviamente que temos a ansiedade e sonho de fazer o nosso lançamento digital o mais rápido possível para ver tudo rodando e aproveitar as vendas, mas é preciso ter calma e cuidado nesse momento.
Faça os testes com paciência para entregar um serviço e divulgação bem otimizada e certeira.
Suporte sempre disponível
Com uma novidade no mercado, muito provavelmente teremos muitas dúvidas, incertezas e sugestões de feedback dos clientes. Por isso, reforce sua equipe de suporte para atender toda a demanda.
Todos querem ter um atendimento ágil. A demora pode gerar perda de oportunidades e lucro, fazendo o lançamento digital se transformar em uma grande dor de cabeça.
Retenção do pós-lançamento
Lembra que falamos do pós-lançamento? Continue mantendo os clientes envolvidos e curiosos pelas novidades. Produza conteúdos de atualizações e ofertas exclusivas para aumentar a porcentagem de lucro e vendas.
O engajamento faz parte do lançamento. Não queira bombar só no dia, e sim durante toda a janela de oportunidades.
Faça lançamentos digitais estratégicos de sucesso com a Agência de Marketing Digital Saler
A Agência Saler conta com a expertise de uma equipe especializada em criação, aplicação e divulgação de ideias e projetos dos nossos clientes em todos os canais digitais disponíveis.
Seja em redes sociais, seja com uma landing page estruturada com diversas interações. Temos a capacidade de pensar ao seu lado as ações que irão trazer mais engajamento, vendas e conversões para seus lançamentos.
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