Identidade visual: qual a importância para a sua empresa?

Branding e Identidade Visual

A identidade visual é a coleção de elementos gráficos e visuais que remetem aos ideais da sua marca. Com ela você consegue construir sua identidade original e criar conexões com seus clientes.


Toda a marca possui sua própria personalidade que a faz ser reconhecida dentro do mercado junto aos clientes.

Logotipo, cores, slogan, tagline, tipografia e outros diversos componentes constroem a chamada identidade visual.


Todos esses elementos são essenciais para a construção e consolidação de uma empresa. A estratégia gráfica é muito relevante e dá visibilidade a qualquer tipo de negócio.


A importância da identidade visual foi ganhando valor ao longo dos últimos anos, principalmente com a ascensão do Marketing Digital e a valorização de uma comunicação mais próxima e humanizada junto ao cliente.


Nesse artigo vamos explicar os detalhes e benefícios que essa estratégia pode oferecer para sua empresa e como conectar sua marca ao mercado com uso de elementos gráficos.


O que é Identidade Visual?


A identidade visual é um conjunto de elementos visuais, como cores e logotipo, que estabelecem as características e personalidade de uma empresa.


Qual a cor que você pensa quando lembra do McDonalds? Ou do Nubank? Qual o logo que você imagina ao relembrar do Itaú? Esses são alguns dos exemplos do impacto que a identidade visual pode causar em grandes marcas.


Claro, essa estratégia não pode ser desenvolvida “do nada”, sem um planejamento e muita pesquisa. Os elementos selecionados devem representar os valores e visão que você busca apresentar ao mercado.


A identidade visual é a “marca registrada” de reconhecimento da empresa. É um dos primeiros contatos de conexão entre você e seu potencial consumidor.


É importante frisar que todas as peças e campanhas gráficas devem respeitar os elementos visuais definidos. O conceito de unicidade em todos seus canais de comunicação é muito importante para construir sua autoridade dentro do mercado.


Elementos da identidade visual


Identidade visual da empresa

A construção da identidade visual de uma empresa conta com diversos elementos e características para transformar a presença digital da marca em um sucesso.


Vamos conhecer quais são eles:


Logotipo


Antes de tudo, não confunda: é logotipo, não logomarca. O segundo termo é redundante e não existe.


O logo é a primeira lembrança visual que o cliente terá com sua marca. 


A maçã da Apple, o WB da Warner Bros ou o as três faixas da Adidas. Esses são alguns exemplos de como o logotipo tem importância na construção e identificação de uma marca.


Cores


A escolha das cores deve ser feita com muito cuidado e entender quais sensações sua empresa busca representar.


Toda cor transmite uma sensação e ação, por isso, devemos dar a devida importância. Existem no mercado diversos livros de teoria das cores muito bacanas que entram bem a fundo no assunto.


Essa mensagem pode representar dois caminhos, a imagem que vai ser transmitida ou o nicho que sua empresa atua. O verde, por exemplo, é uma ótima escolha para empresas de mercado natural, assim, como azul é uma cor muito utilizada no segmento de saúde, que transmite saúde e confiança.


Nome


Não se engane, o nome também faz parte do processo da identidade visual. A escolha de como a marca será chamada representa parte importante da comunicação.


Esse processo é também conhecido como Naming que é um conjunto de técnicas que utilizam sentimentos, ideais e emoções para nomear um serviço, produto ou marca.


Além disso, o nome da sua empresa é uma das bases para criar seus elementos gráficos. Ele representa uma ideia principal dos seus produtos e serviços, além dos valores e ideais.


Slogan


O slogan é quase que uma extensão do nome da empresa. Ele é um complemento de valor para gerar originalidade e agregar ainda mais relacionamento junto ao cliente.


Tipografia


A escolha da letra representa o tom que sua marca vai representar. Uma mensagem mais delicada ou mais forte e agressiva.


É uma decisão muito importante de associação para a construção tanto do slogan, como do logo.


Ícones e grafismo


Ícone e/ou grafismos são representações gráficas que dão apoio à marca. Esses elementos são tão importantes que os consumidores são capazes de reconhecer a marca sem mesmo ver o logotipo. 


Por exemplo: Você saberia identificar um post da Adidas apenas com as três listras? Ou até mesmo mesmo um cartaz do Itaú só com o @ em forma de i? Tenho certeza que sim.


Qual a importância da identidade visual para minha empresa?


A identidade visual é uma das grandes responsáveis pelo branding da sua marca. Essa estratégia junto ao tom de voz definido consolida o posicionamento da empresa no mercado.


A identidade é o processo imagético. É como o cliente vai reconhecer e, consequentemente, lembrar de você e dos seus produtos.


A estratégia visual pode ser classificada como um sucesso quando o usuário começa a conectar os elementos definidos à sua marca.


Além disso, outra importância necessária da sua identidade é o padrão. Com ela definida, você começa a considerar os mesmos elementos para todas os seus canais, padronizando a mensagem.


Já ouviu falar do “amor à primeira vista”? Essa mesma conexão só é possível entre você e seu cliente graças a identidade visual.


Dicas para construir uma identidade visual


Agora você já sabe a necessidade de construir uma identidade visual. Porém, quais os caminhos para consolidar uma estratégica gráfica eficiente para sua marca?


Para isso listamos algumas dicas para seguir e montar seus elementos visuais com sucesso:


  • Estude seu antes de definir seu público-alvo
  • Descubra os diferenciais da sua marca
  • Crie um logo flexível e legível que se adapta aos diversos fundos e tamanhos
  • Identidade visual é mais estratégia do que simplesmente gosto pessoal
  • Seja original em relação aos concorrentes
  • Pesquise referências e tendências
  • Padronize o visual de todos os canais de comunicação
  • Documente os processos de criação no manual de identidade visual
  • Deve existir uma harmonia entre tom de voz e os elementos gráficos
  • Faça uma campanha de divulgação da sua nova identidade visual
  • Respeite os valores e ideais da sua marca


Construa a identidade visual da sua empresa com uma Agência de Marketing Digital


Como podemos ver, a identidade visual é muito importante para qualquer empresa. É uma das melhores estratégias para consolidar sua marca no mercado e construir um posicionamento forte e conectado aos seus clientes.


Mas diferente do que muitos podem imaginar, não é só criar um logo e selecionar algumas cores. É necessária muita estratégia e planejamento, além de estudo do comportamento do seu público-alvo.


Para conseguir estabelecer essa identidade de sucesso e coerente aos ideais da sua empresa é necessário uma equipe preparada ao seu lado. 


A Saler é uma Agência de Marketing Digital Full Service especialista em todas as principais soluções de comunicação digital do mercado.


Oferecemos suporte de ponta a ponta para sua empresa alavancar sua presença digital.


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