Por que o Storytelling ajuda nas vendas da sua empresa?

Storytelling

Já imaginou alavancar suas vendas com boas histórias? Esse é o poder que o Storytelling pode oferecer para sua empresa. Conheça mais sobre essa estratégia e quais resultados ela pode trazer para seu negócio!

 

Histórias bem contadas estão presentes durante nossa vida. Desde a escola, os professores utilizam de relatos, narrativas e enredos para atrair nossa atenção e nos ensinar o que aquele conteúdo tem para oferecer.

Mas sabia que essa técnica pode ser utilizada dentro do Marketing Digital para expandir as vendas de uma empresa? Isso é chamado de Storytelling.

Dentro desse modelo narrativo é possível construir um relacionamento humanizado, gerar conexão junto ao seu cliente e trazer, trazer informações ricas sobre o mercado e oferecer suas soluções de forma única e original.

O uso correto dos gatilhos mentais, junto do Storytelling bem desenvolvido e com informações ricas, pode ser um recurso excelente para levar mais leads qualificados até o time de vendas.

Neste artigo vamos explicar como utilizar a técnica de construção narrativa para vendas, porque ela é tão importante no mercado e qual a necessidade de utilizá-la na construção e humanização da sua marca. Confira!

 

O que é Storytelling?

 
 

O Storytelling é um recurso presente nos conteúdos de Marketing Digital. Seu objetivo é transformar a comunicação com o usuário mais prática, humanizada, chamativa e estruturada.


Esta estratégia tem como base contar uma história para seu público. Porém, os elementos presentes devem criar uma conexão com quem está lendo para ser um auxílio no processo de conversão daquele usuário.


O Storytelling utiliza diversos elementos, desde textos e títulos até vídeos e imagens. O mais importante é construir uma narrativa que faça sentido e seja a mais clara e interessante possível.


Essa história pode ser construída utilizando fatos, como dados e benefícios do seu produto, como também ficcional, com uso de hipérboles, improvisos ou sátiras.


O Storytelling no Marketing Digital tem o objetivo de incentivar e, ao mesmo tempo, conquistar a atenção daqueles que estão interagindo com o conteúdo. É uma construção para manter o visitante o máximo de tempo imerso no seu conteúdo ou campanha.


E como o Storytelling pode auxiliar nas vendas?


A construção de boas histórias, conexão junto com o lead e conteúdos criativos sobre suas soluções são excelentes maneiras de alavancar as vendas do seu negócio.


O Storytelling pode ser a tática que você sempre sonhou para levar mais clientes qualificados até o time de vendas.


Essa estratégia fortalece os principais argumentos do seu processo comercial e fortalece o uso mais eficiente dos gatilhos mentais diretamente ao seu consumidor. A mensagem se torna mais clara e, ao mesmo tempo, mais chamativa.


Além disso, com o Storytelling é possível “inovar” na comunicação. Por exemplo, sua marca consegue explorar diversas regiões sensoriais, como visual, auditiva, tato, linguagem e afins.


Por fim, ainda sua marca pode dar “asas à imaginação” do cliente. Construir uma narrativa onde quem está imerso nela sinta uma sensação única e envolvente ao se conectar com sua marca.


Como usar o Storytelling no processo de vendas


Quando pensamos em Storytelling, a primeira coisa que pensamos são histórias de fantasia e contos desenvolvidos de forma detalhada e cheia de emoção e reviravoltas.


Porém, dentro do processo de vendas e Marketing Digital, essa estratégia pode ir além, explorando diversos canais e meios de comunicação para conseguir construir uma narrativa que ative o desejo junto ao cliente.

Confira algumas maneiras de utilizá-la dentro do seu planejamento.


Conteúdo informativo e de valor


Produzir conteúdo é persuadir, conquistar e avançar com seu cliente ao longo da sua jornada de consumo. Caso sua empresa não alcance algum desses diferenciais, provavelmente sua produção não está sendo rica e de valor.


Existem diversas opções de materiais ricos para serem explorados pela sua equipe de comunicação. Desde ebooks e blogs até infográficos e webinars. O importante é utilizá-los para educar, informação e criar conexões com quem consome.


Um dos caminhos mais eficientes para conquistar isso é com o uso do Storytelling ao longo de todo o processo de vendas. Os recursos oferecidos dentro desse processo oferecem uma maior possibilidade de convencimento.


Junto disso, com uma história bem desenvolvida, se torna claro onde seu cliente pode chegar a investir em seus serviços e soluções.


Conversão


Não ache que o Storytelling fica limitado somente a atração de visitantes e conversão em leads. Na verdade, a técnica criativa pode ser utilizada em momentos ainda mais próximos do fundo do funil.


Por exemplo, o processo e nutrição de leads, principalmente com ações de e-mail marketing e newsletter, pode ter como base os recursos oferecidos pelo Storytelling.


O que é mais interessante: abrir um e-mail “quadrado” e com uma simples mensagem comercial, ou um conteúdo humanizado, divertido e que converse com as dores do cliente? Acho que a resposta é clara.


Lembre-se que o interesse precisa se manter vivo do início ao fim da jornada. Não basta somente criar conteúdos de valor para o topo e meio de funil, esquecendo que nutrir seu leads com materiais de valor.


Relacionamento


O contato entre o time comercial e o cliente ainda é um processo que merece mais atenção para as empresas. Esse relacionamento, muitas vezes, é cansativo e sem muita criatividade. Claro, storytelling pode ser o gatilho que sua equipe está precisando para alavancar essa conexão.


De uma maneira mais madura e “pé no chão”, sem investir em narrativas fictícias, é possível utilizar boas histórias e uma narrativa convincente para tornar essa conversa mais leve e amigável.


Apresentar comerciais e telemarketing podem ser mecanismos e técnicas de relacionamento trabalhados de uma maneira mais expressiva e eloquente para conquistar e prender a atenção do cliente.


Benefícios do Storytelling para vendas


Como podemos ver, o Storytelling pode alçar sua empresa para voos ainda mais altos em relação a construção de relacionamento com clientes e aumento no número de vendas da sua equipe comercial.


Porém, além desses, a estratégia de comunicação pode oferecer outros benefícios incríveis para sua empresa. Vamos conhecer quais são:


Experiência do usuário


A UX, ou experiência do usuário, é uma das tendências do Marketing Digital para os próximos anos. Cada vez mais, os clientes estão dando preferência para empresas que oferecem experiências amigáveis e interessantes.


Com o Storytelling, é possível oferecer histórias únicas para cada um que interagir com sua marca. Essa experiência será marcante e um ótimo gatilho para manter o usuário dentro da jornada de compra.


Educar


Educar o lead é uma parte bem importante no processo de conversão dele para cliente. Oferecer conteúdos relevantes, ricos e com informações atualizadas é essencial para construir um lead qualificado.


O Storytelling tem um papel muito importante para isso. Além de chamar atenção, os elementos presentes nessa estratégia também enriquecem a informação que está sendo transmitida.


Emoção e engajamento


Já imaginou engajar seus conteúdos e campanhas por conta da emoção que consegue retirar das pessoas quando têm contato com sua marca?


A construção de histórias marcantes e que conversem com as dores e necessidades do seu público-alvo tem esse poder.


Humanização


Um dos grandes diferenciais do Storytelling é a humanização. Uma marca que conta histórias é uma marca mais humana.


A riqueza dos detalhes, a interação dentro do dia a dia do cliente ou a construção de narrativas que conversem com o cliente são alguns dos diversos elementos que essa estratégia agrega à comunicação de uma empresa.


Fortalecimento da marca no mercado


Hoje, o diferente chama muita atenção dentro do mercado. Existem diversos produtos e serviços iguais com benefícios muito parecidos. Contudo, o modo que você vende aquilo é que alavanca sua marca.


Criar histórias e narrativas do zero é uma maneira de ser original. A Storytelling dentro do processo de vendas consegue trazer autoridade e fortalecer muito sua marca junto aos principais concorrentes.


Construa uma Storytelling para vendas!


Storytelling é um processo cada vez mais necessário para qualquer empresa que sonha em planejar estratégias eficientes de Marketing Digital.


Hoje, vender na internet tornou- se um processo competitivo. Conteúdos de venda direta e que apresenta somente os benefícios dos produtos e serviços não chamam mais atenção como antigamente.


Agora, é necessário criar conexão e estar próximo do que o cliente busca. Histórias e narrativas são uma ótima maneira de alcançar esses resultados.


E a Saler pode oferecer o que você deseja. Somos uma Agência de Marketing Digital Full Service com uma equipe preparada para atuar em todos os processos dentro da sua comunicação.


Nosso time é especialista em criar mais do que simples campanhas. Nossos conteúdos conectam e conquistam seus clientes, com originalidade, narrativas e convencimento.


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