Dicas para reduzir o abandono no carrinho do seu E-commerce

abandono de carrinho e-commerce

Você sabia que uma das principais causas de abandono de carrinho são problemas com a experiência? Ou que grande parte dos usuários desistem da compra durante o processo de pagamento? Vamos entender como fugir desses impasses.


O processo de compras de um usuário tem diversas etapas. O primeiro contato, a construção de um relacionamento, a conversão e, ao fim, a compra do produto ou serviço.


Toda essa jornada exige estratégias específicas e personalizadas, sendo que uma das mais importantes é o carrinho de compra do seu e-commerce.


A experiência do seu usuário deve ser uma das preferências durante o desenvolvimento do seu site. Ele deve se sentir confortável e com todas as ferramentas acessíveis do início ao fim.


Por exemplo, você sabia que 78% dos consumidores têm o hábito de abandonar sua compra quando chega ao carrinho? 


Esse dado da OpinionBox traz a importância de investir nessa experiência junto ao seu usuário.


Nesse artigo vamos explicar o que leva seu cliente a desistir de uma compra no seu e-commerce e os principais métodos para evitar que isso aconteça. Vamos às dicas!


O que leva um cliente a abandonar o carrinho?


Abandono de carrinho

A desistência da compra pode ter diversos fatores e causas, desde motivos financeiros, como preço do frete, até questões de usabilidade e experiência dentro da plataforma.


Podemos citar como um dos motivos a questão da responsividade. Diversos clientes utilizam o celular como principal meio de acesso a internet. Assim, sites e e-commerces que não são adaptados ao formato do smartphones tendem a perder oportunidades.


Segundo pesquisa da Bariliance, a taxa de abandono de carrinhos em dispositivos móveis é de 80,79%. Esse número cai para quase 74% quando o meio de compra é um desktop.


Outros fatores sempre citados pelos clientes são a dificuldade em fazer login ou criar conta no site, processos muito demorados ou sites com mau carregamento.


Além de transformar oportunidades em vendas, o bom funcionamento do seu site estabelece a relevância e confiança da sua marca junto aos clientes e ao mercado.


Principais dicas para reduzir abandono de carrinho


Felizmente, todos os problemas e dificuldades que seu cliente apresenta ao longo do processo de compra que o faz abandonar o carrinho podem ser resolvidos.


A primeira coisa é entender essas adversidades, o que estão causando elas e como podem chegar a soluções de formas mais rápidas.


Para auxiliar, preparamos uma série de dicas de como é possível reduzir drasticamente o abandono do carrinho no seu e-commerce.


1. Mobile Friendly


Os dados citados anteriormente deixam claro que o consumidor ama fazer compras pelo celular.


É muito importante pensar em um site completo e que ofereça todas as ferramentas dentro de um desktop. Contudo, o grande erro das marcas e empresas é ficar concentrado somente nessa estratégia.


Hoje, o mercado exige muito mais. É necessário ter um site responsivo, onde seu cliente possa usufruir de todas as suas funcionalidades pela tela do seu celular.


Então, pense como seu usuário poderá realizar uma compra só usando os dedos. Ou, como seu carrinho irá funcionar em tela reduzida.


A Mobile Friendly é o primeiro grande passo para evitar frustrações do seu cliente junto ao processo de compra.


2. Cadastro ágil


O cadastro é importante para a realização da compra. Sem os dados do seu cliente, é impossível vender um produto ou serviço para ele.


Contudo, ao mesmo tempo que é essencial, esse processo pode ser lento e demorado.


Por isso, crie um cadastro prático e rápido. Uma tela clean e amigável, além de solicitar somente os dados necessários, sem fazer formulários gigantescos.


3. Carregamento rápido


Na internet todos os processos são muito rápidos. Qualquer segundo a mais, pode destruir a experiência de um usuário dentro de um site.


A demora no carregamento pode ser um fator determinante que faz o cliente desistir de comprar seu produto ou serviço.


Otimize a construção do seu site. Crie um código de programação simples e com elementos de fácil carregamento. Além disso, utilize imagens leves e otimizadas.


Além de essencial para a experiência do cliente dentro do processo de compra, o bom carregamento do seu site é importante para o SEO, fazendo seu e-commerce aparecer no topo do Google.


4. Converse com o cliente que abandonou o carrinho


Entenda o que está fazendo seu cliente não estar satisfeito com a experiência de compra que está sendo oferecida.


Crie, por exemplo, um fluxo de e-mail que é disparado assim que o usuário abandonou o carrinho ou um desconto especial para quem abandonou o carrinho.


Na mensagem, peça um feedback do porque ele desistiu do produto e mostre que as opções ainda estão disponíveis, caso ele queira finalizar a compra.


Criando essa conexão, além de aproximar o relacionamento com o usuário, é possível agregar aqueles clientes que não estavam prontos para comprar naquele momento, mas, talvez, estejam após o envio do e-mail.


5. Resumo do pedido


Quem nunca adicionou um produto a mais sem perceber na hora de adicionar os elementos no carrinho.


Por isso, é importante criar uma segurança de compra para o seu cliente. Antes dele finalizar o pagamento, mostre um resumo de todo o pedido que está sendo realizado.


Carrinho de e-commerce

Assim, o usuário vai se sentir bem mais confortável para finalizar a venda, já que não precisa voltar para páginas anteriores para conferir todos os elementos que estão sendo adquiridos.


6. Mostre o frete antecipadamente


O frete é um tema muito complicado quando o assunto é abandono de carrinho. Grande parte dos clientes desistem de uma compra por achar o preço cobrado pela entrega um pouco “salgado”.


Por isso, otimize essa experiência e mostre cálculo do frete antes mesmo dele adicionar o produto no carrinho.


Feito isso, o usuário não vai precisar passar por todas as etapas de compra e validação de dados, para, no final, desistir da compra por achar o valor muito acima do esperado.


7. Selos de segurança expostos


O cliente deve saber que está comprando em um lugar seguro e certificado pelos órgãos mais importantes.

Então, exiba todos os selos que demonstrar que seu e-commerce é confiável. 


Barra SSL, certificações anti malwares, invasões e confirmações de meios de pagamento seguros devem ficar bem visíveis para quem está comprando.


Quanto mais conforto ele sentir durante a compra, menor a chance dele desistir dos produtos.


8. Provas sociais


Mostre que existem clientes que ficaram satisfeitos com a experiência de compra oferecida pela sua empresa.


O usuário sente muito mais segurança ao saber que leem provas sociais verdadeiras e honestas sobre a loja virtual que está comprando.


Mas não invente relatos ou feedbacks. Busque clientes reais, com experiências reais. Mentir para seus usuários pode se transformar em uma bola de neve e o efeito ser contrário, com seu site perdendo prestígio no mercado.


9. Layout confortável


Estruture uma identidade visual coerente com sua marca, amigável ao cliente e que faça sentido junto aos produtos oferecidos.


Um site bonito e atraente aumenta as chances do usuário manter-se nele. 


Saiba onde cada elemento deve estar posicionado, invista em cores que não atrapalhem a legibilidade e selecione imagens que passam uma mensagem clara sobre os produtos que estão sendo comercializados.


10. Informações claras 


Descrição do produto, sistema de trocas, métodos de pagamentos aceitos, promoções e qualquer outra informação que é importante para o cliente devem estar claros e de fácil acesso.


Lembre-se, o processo deve trazer confiança e conforto para o cliente. Caso ele sinta que a compra pode trazer algum problema futuro, ele tende a abandonar o produto no carrinho.


A Agência de Marketing Digital para construir o melhor site para sua loja


Como podemos ver, um site com defeitos e problemas de estrutura e layout pode destruir o número de vendas do seu e-commerce.


Grande parte dos clientes abandonam seus produtos no carrinho por problemas da própria loja virtual. Informações dúbias, falta de segurança, processos longos, enfim, diversos são esses motivos.


Por isso, investir na criação de um site amigável, responsivo e bonito é essencial para o sucesso da sua empresa.


A Agência Saler é especialista na criação, monitoramento e produção de conteúdo para sites e e-commerces.


Somos uma Agência de Marketing Digital full service que irá auxiliar de ponta a ponta todos os processos da sua empresa e alavancar os resultados e vendas dos seus produtos.


Nossa equipe é especializada nas principais tendências de mercado e garante as estratégias mais eficientes para a transformação digital da sua loja.


Com uma Agência de Marketing Digital completa, a jornada de compra do seu cliente será uma experiência completa e única para cada um dos usuários.


Dentro da nossa régua de serviços, temos soluções como Inbound MarketingCriação de SitesSEOMídia Paga e muito mais.


Conheça mais sobre os serviços da Agência Saler e leve para dentro da sua empresa uma nova forma de fazer Marketing Digital.

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