Como planejar com sucesso seu lançamentos digitais

Lançamentos digitais para sua empresa

E se eu te contar que existe uma fórmula mágica para todos seus lançamentos digitais serem um sucesso? Todos seus produtos, serviços, materiais ricos e novos conteúdos. Sempre seu lançamento alcançará o topo. Imagina ter esse segredo na sua mão?


Bom, infelizmente não existe uma magia para isso. Mas existe uma tática que tem quase o mesmo efeito e provavelmente você já conhece, se chama PLANEJAMENTO.


Dificilmente, uma ação ou estratégia será um sucesso sem planejar. É necessário antecipar e entender os potenciais problemas, definir metas e objetivos, traçar os caminhos que serão seguidos e compreender e simular todos os processos que estarão em volta.


Fazendo isso, você sai de um mero navegador amador em um mar perdido tentando a sorte para voltar para terra firme, se tornando alguém preparado e que sabe todas as probabilidades que irão acontecer.


Vamos entender agora como funciona o planejamento de lançamentos digitais.


O que são lançamentos digitais?


Como planejar seus lançamentos digitais de sucesso

Imagem de Freepik

O que você acha ser lançar algo no mundo digital? Alguns vão responder que é cadastrar um produto. Outros que é subir uma nova página no site. Já alguns, que é fazer um anúncio nas redes sociais.


Nenhuma resposta está incorreta. Porém, o lançamento de um produto é muito mais do que isso. É preparar uma estratégia completa e estruturada de divulgação do que está sendo lançado.


O principal P do marketing que será trabalhado aqui é o de Promoção.


Nesse lançamento será apresentada a novidade e despertará o interesse do cliente para assinar ou comprar aquele serviço, produto ou qualquer outra funcionalidade nova da sua empresa.


O segredo está na preparação e antecedência. Planejar é sinônimo de pensar e estruturar antes para quando ocorrer ser um sucesso.


É importante aquecer a base de leads, preparar conteúdos relevantes do que está por vir, fazer uma estratégia de pré-lançamento com alguns benefícios da novidade, entre outros recursos.


Também não esquecer do pós. Continue gerando senso de ansiedade, urgência e necessidade dos clientes. Além de realizar a compra, eles devem indicar e defender sua marca, avisando os outros sobre os lançamentos digitais que ocorreu.


Viu, como é muito mais do que só publicar um novo produto no seu e-commerce?


Dicas para lançamentos digitais de sucesso


Você já entendeu que o lançamento digital vai além do básico. É importante estruturar passo a passo tudo que irá acontecer. Mas o que é esse “tudo” que falamos? Vamos entender a seguir as dicas e estratégias sobre isso.


Metas e objetivos


Onde você quer chegar com esse lançamento? Quais as metas de vendas, conversões, leads gerados, alcance, entre outras métricas?


Faça uma planilha completa e organizada sobre todos os objetivos principais. Isso ajuda a manter o foco e medir o sucesso da sua estratégia.


É importante frisar que é aqui que será definido se as coisas deram certo ou erradas. Porque você sai das hipóteses e vai para dados e resultados reais e palpáveis.


Calendário com cronograma


O planejamento dos seus lançamentos digitais não será nada sem um calendário e cronograma com todas as datas definidas das fases do projeto.


Você deve colocar desde as primeiras etapas do pré-lançamento até a comunicação de pós. Tudo tem que estar incluso, com dias de início e fim, responsáveis pelas tarefas e objetivos centrais de cada um.


Esse calendário pode ser conectado com as metas e objetivos, fazendo um documento organizado e completo. São as duas das etapas mais importantes para a gestão do lançamento.


Conheça o público-alvo


Faça um estudo completo e estratégico do mercado de atuação. Pesquise e trace todas as características do seu público-alvo, compreendendo quais as dores e necessidades que ele busca resolver.


Você compreende muito melhor a oferta e demanda dos seus concorrentes, conseguindo estar um passo à frente e atrair o máximo de atenção nesse lançamento digital.


Validação dos lançamentos digitais


Você está resolvendo algo? Seu lançamento é útil? Vale a pena fazer um grande investimento? Essas e outras perguntas de validação precisam ser realizadas durante o processo criativo.


Cada lançamento tem sua peculiaridade e objetivos. Em alguns casos, uma simples campanha nas redes sociais já é suficiente. Em outros, é necessário fazer um aporte maior, estratégico e multicanais.


Pense de forma estratégica na hora de traçar todos os componentes criativos de divulgação e produção.


Seja criativo


Use e abuse da criatividade. Tente sair da zona comum que está no mercado, mas sempre lembrando das preferências do seu cliente. Às vezes, o menos pode ser maior.


O objetivo central é sua autoridade e gatilhos de interesse. Criação de peças audiovisuais, ter um blog atualizado, utilizar estratégias de SEO, produzir conteúdos recorrentes em redes sociais, parceria com influenciadoras, webinars, entre outros. Tudo é válido quando a ação é pensada com cuidado.


Pense na experiência do usuário


Como o cliente irá interagir com a descoberta do lançamento até a realização da compra? Defina as principais interações e crie uma jornada personalizada, prática, simples e intuitiva.


Lembre que é um projeto novo da sua empresa, algo que o cliente não está acostumado. Então todas as informações devem ser claras para ele entender o que está sendo ofertado e finalizar a compra.


Testes e mais testes


Nunca lance nada sem testar. E os testes precisam ser completos. Simule todas as hipóteses de compras da jornada do seu cliente para encontrar qualquer erro que possa ter passado na fase de produção.


A presa sempre será inimiga da perfeição. Obviamente que temos a ansiedade e sonho de fazer o nosso lançamento digital o mais rápido possível para ver tudo rodando e aproveitar as vendas, mas é preciso ter calma e cuidado nesse momento.


Faça os testes com paciência para entregar um serviço e divulgação bem otimizada e certeira.


Suporte sempre disponível


Com uma novidade no mercado, muito provavelmente teremos muitas dúvidas, incertezas e sugestões de feedback dos clientes. Por isso, reforce sua equipe de suporte para atender toda a demanda.


Todos querem ter um atendimento ágil. A demora pode gerar perda de oportunidades e lucro, fazendo o lançamento digital se transformar em uma grande dor de cabeça.


Retenção do pós-lançamento


Lembra que falamos do pós-lançamento? Continue mantendo os clientes envolvidos e curiosos pelas novidades. Produza conteúdos de atualizações e ofertas exclusivas para aumentar a porcentagem de lucro e vendas.


O engajamento faz parte do lançamento. Não queira bombar só no dia, e sim durante toda a janela de oportunidades.


Faça lançamentos digitais estratégicos de sucesso com a Agência de Marketing Digital Saler


A Agência Saler conta com a expertise de uma equipe especializada em criação, aplicação e divulgação de ideias e projetos dos nossos clientes em todos os canais digitais disponíveis.


Seja em redes sociais, seja com uma landing page estruturada com diversas interações. Temos a capacidade de pensar ao seu lado as ações que irão trazer mais engajamento, vendas e conversões para seus lançamentos.


Fale com nossos especialistas e crie seus lançamentos digitais com a melhor equipe ao seu lado.

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