O e-commerce promete continuar como umas das principais tendências para os negócios que querem expandir suas vendas em 2024 de forma estratégica e oferecendo uma experiência de compra integrada para seus clientes.
Segundo pesquisa do PagSeguro, o setor movimentou, no Brasil, US$275 bilhões em 2023, devendo chegar a US$435 bilhões em 2026.
Com a ampliação das estratégias de Figital e cada vez mais consumidores com amplos interesses em comprar seus produtos sem precisar sair de casa, é necessário adaptar seu e-commerce dentro das expectativas do cliente moderno.
Por isso, vamos listar as principais tendências que o mercado espera alcançar em 2024. Vem com a Saler.

1 – Big data e inteligência artificial
Não importa qual seja o setor, expectativas ou situação do mercado. A Inteligência Artificial sempre irá encabeçar as principais tendências para 2024, incluindo o e-commerce.
É esperado que o mercado global de IA, até ano que vem, alcance mais de meio trilhão de dólares. Sendo que, em 2030, o setor deve atingir os impressionantes US$ 1,5 trilhão.
O e-commerce também não foge a regra e também deve buscar oportunidades dentro desse mercado tão aquecido para automatizar seus processos e otimizar a busca por novos clientes.
Por exemplo, com a Inteligência Artificial é possível construir serviços humanizados de suporte ou pós-venda, trazendo uma experiência mais próxima ao seu usuário. Além disso, obter dados personalizados e centrados no consumidor para fazer uma análise mais específica do comportamento de compra.
Também existe a possibilidade de analisar de forma mais precisa o seu próprio e-commerce, como os picos mais altos de vendas, acessos e produtos que mais foram comercializados ao longo de alguns períodos.
São alguns dos benefícios que a integração de IA com ampla movimentação de dados do Big Data podem oferecer ao seu negócio.
2 – Mais segurança e menos fraudes
Uma média de 9 mil golpes por mês. 80 mil golpes entre janeiro e setembro de 2023. Esses dados levantados por empresas que atuam dentro do comércio digital mostram a fragilidade que ainda existe dos meios de segurança online para oferecer uma experiência confortável de compra para os consumidores.
Uma das tendências de 2024 para e-commerce é o investimento em mitigar as possíveis fraudes que ocorrem durante as compras online.
Além de proporcionar para o cliente conforto na hora de comprar, com uma experiência equilibrada que transmita confiabilidade, um site seguro é mais bem quisto para os motores de busca, posicionando o e-commerce no topo das pesquisas.
Cada vez mais os certificados SSL, selos de segurança, políticas, privacidade, LGPD e outras regras devem ficar expostas, destacadas e visíveis para os usuários dentro do site.
3 – Mais e mais canais de atendimento
Os consumidores querem cada vez mais simplicidade e conforto para um atendimento 360 junto ao comércio digital.
Isso faz a necessidade dos e-commerces integrarem comunicação multicanal, explorando ao máximo todas as principais redes sociais disponíveis para oferecer suporte de ponta a ponta.
Esteja presente no Whatsapp, Instagram, Facebook, TikTok, e-mail, chats integrados no próprio site e outras possibilidades de interação com público trazem exatamente essa busca pela comunidade de compra onde quiser e quando quiser.
Claro que, além da experiência amplificada, também é uma possibilidade maior de conversão, pensando que conseguirá interagir de forma inteligente com a demanda em todos os canais disponíveis.
4 – A experiência personalizada
Nos últimos anos, uma das tendências que mais surgiram no mercado de marketing digital para e-commerce é a experiência personalizada. Resumidamente, é oferecer um comportamento de compra adaptado para cada cliente se sentir exclusivo e único.
Com o avanço de novas tecnologias, novas canais de integração e possibilidade de ampliação do marketing, essa experiência personalizada continua como uma das principais expectativas para 2024.
A conexão e proximidade com o cliente, mensagens profundas e resolver suas dores é sempre a chance de estar um passo à frente da concorrência. Oferecer mais do que um serviço ou soluções, e sim trazer esse consumidor para o centro da experiência.
Algumas das estratégias que devem se manter em alta é a recomendação segmentada de produtos, mensagens personalizadas trabalhando a dor do cliente, oferecer um caminho diferente em cada etapa do funil, opções de compra em datas festivas e importantes para o cliente, e outras diversas opções de conexão e proximidade.
5 – Uma marca de valor
Atualmente, qualquer marca dentro do mercado precisa expressar e construir valores claros. Isso traz a aproximação, que falamos anteriormente, com seu público-alvo.
Você prefere comprar em um e-commerce sem uma personalidade ou aquele que conversa com as causas e ideais que você também acredita?
Esses valores humanos integrados no varejo digital devem seguir como uma das tendências fortalecida para 2024 dentro do e-commerce. O branding e valorização da imagem da marca não podem ser deixados de lado.
Estratégias com foco exclusivo em vendas são excelentes e necessárias; no entanto, o mercado exige cada vez mais que as marcas se valorizem e se fortaleçam, com o e-commerce também participando desse meio de comunicação.
6 – Instantaneidade
Rapidez e velocidade. Quando o cliente moderno decide realizar uma compra, ele deseja que tudo seja feito com praticidade e em pouco tempo. Seu desejo é adicionar o produto no carrinho e em segundo já ter finalizado todos os processos seguintes.
Em 2024, continuaremos a ver opções de pagamento instantâneos, e-commerces com carregamentos cada vez mais velozes e encurtamento do trajeto de compra do cliente.
7 – Audiovisual
A produção de vídeos está cada vez mais em alta dentro do marketing digital. O impacto atual das redes sociais, com a população dos reels, trouxe ainda mais a necessidade de trazer o audiovisual para a comunicação digital.
Segundo o levantamento da HubSport, atualmente, 72% dos clientes preferem aprender sobre um produto ou serviço assistindo a um vídeo quando relacionado com textos.
Por isso, uma das tendências para 2024 no e-commerce é que empresas construam cada vez mais páginas de produtos e serviços com base em informações por vídeo.
Roteiros bem construídos, linguagem humanizada, conteúdos curtos e dinâmicos, valorização da experiência e outras características marcam essas produções audiovisuais.
Integre as tendências do e-commerce 2024 com a Agência Saler

A Agência Saler está sempre ao lado das novidades do mercado. Nossa equipe atualiza as tendências atuais nas nossas estratégias para oferecer as soluções ao seu e-commerce que os clientes estão buscando e ficar um passo à frente dos seus concorrentes.
Nós nos especializamos em aumentar a conversão de leads e transformar clientes fidelizados para o seu negócio no comércio digital.
Conheça mais sobre nossas soluções de marketing digital e converse com nossos representantes.