A nutrição de leads é uma das estratégias mais eficientes dentro do Inbound Marketing. É uma ação para evoluir o potencial cliente dentro do funil de vendas até ele virar um consumidor da sua marca.
Uma pesquisa recente da Lead Nurturing Survey Report reportou que 69% dos profissionais de marketing utilizam a estratégia de nutrir sua base de leads para aumentar as oportunidades de vendas.
Já um relatório da MarketingSherpa mostrou que aproximadamente 79% dos leads nunca irão virar clientes por conta da falta de contato frequente e próximo das empresas.
Gerar leads é só o primeiro passo dessa ponta do iceberg. É necessário criar estratégias que transformem eles em lucro e vendas para o seu negócio. Uma das principais é a criação de um fluxo de nutrição eficiente e que converse com a oferta de valor oferecida.
A seguir vamos entender o que é a nutrição de leads, quais os processos que seu planejamento deve seguir e como alcançar uma melhor conversão com conteúdos ricos e de valor para seu público-alvo.
O que é a nutrição de leads?

Antes de realizar qualquer compra, o cliente faz pesquisas, desenvolve confiança na marca, compara com outros concorrentes e realiza diversas outras ações para validar a aquisição do produto ou serviço. Nesse momento que a nutrir o consumidor é tão importante.
Dentro do marketing, o termo “nutrição” é o mesmo que preservar e traçar um relacionamento com seus leads, independente da etapa de compra que ele esteja naquele momento.
Conforme você for nutrindo seu lead, quando ele decidir realizar uma compra, ele irá lembrar da relevância e conhecimento da sua marca. Você será a melhor opção do mercado.
A nutrição é uma peça importante na jornada de compra de qualquer cliente. Sem essas informações e conteúdos que ele recebe, se torna muito mais difícil a conversão final para ele sair de um interessado no seu produto para um cliente fidelizado.
Oferecer conteúdos de valor ao longo da jornada do consumidor também é uma oportunidade para o vendedor, que recebe o lead qualificado, em um estágio avançado e que realmente está envolvido com sua empresa.
Os principais benefícios da nutrição de leads

Já deu para entender a importância da estratégia de nutrição de leads para aumentar sua taxa de conversão e gerar mais oportunidades para os canais de vendas.
Já entre os principais benefícios dessa ação podemos listar diversas possibilidades.
- Melhora a Qualidade dos Leads: A nutrição de leads ajuda a filtrar leads qualificados, direcionando recursos para os prospects mais propensos a converter, economizando tempo e esforço.
- Aumenta as Taxas de Conversão: Ao fornecer informações personalizadas, a nutrição de leads mantém os leads interessados, o que resulta em taxas de conversão mais altas.
- Fortalece o Relacionamento: Construir relacionamentos de longo prazo com os leads é essencial. A nutrição permite que você estabeleça confiança e autoridade em seu nicho.
- Reduz o Ciclo de Vendas: A estratégia de nutrição acelera o processo de compra, encurtando o ciclo de vendas.
- Mensuração e Aperfeiçoamento: Através da nutrição de leads, os gestores de marketing podem rastrear o comportamento dos leads, obtendo insights valiosos para ajustar e otimizar campanhas.
- Economiza Recursos: Concentrando esforços nos leads mais promissores, você evita desperdiçar recursos em leads frios, aumentando a eficiência.
- Personalização: A nutrição permite que você adapte as mensagens e o conteúdo de acordo com as necessidades e interesses específicos de cada lead, tornando a comunicação mais relevante.
- Aumenta a Retenção de Clientes: A nutrição não termina após a conversão. Continuar a fornecer valor aos clientes ajuda a mantê-los satisfeitos e fiéis à sua marca.
- Maior ROI: Com leads de melhor qualidade e um processo de vendas mais eficaz, a nutrição de leads geralmente resulta em um retorno sobre o investimento mais significativo.
- Competitividade: Em um mercado saturado, a nutrição de leads diferencia sua empresa, mostrando compromisso em entender e atender às necessidades dos clientes.
As estratégias chave para nutrir o lead

Mas não ache que é simples. Não basta só produzir conteúdos e disparar para sua base de leads sem estratégias relevantes e que façam sentido junto ao seu público-alvo. É importante traçar um plano de ação conciso e inteligente.
1 – Traçar e segmentar seus leads
Trace os principais interesses e desejos dos seus leads. Faça uma lista personalizada com todos esses comportamentos e estágios que estão dentro do seu ciclo de compra.
Ao fazer isso, é possível encaminhar e fornecer conteúdos segmentados e personalizados para cada tipo de cliente, fazendo com que seja direcionada cada ação e com maior probabilidade de conversão.
2 – E-mails estratégicos
Desenvolva cadeias de e-mails automatizadas e personalizadas, que envolvem conteúdos de valor ao longo da jornada de compra do cliente para desenvolver um relacionamento estratégico e próximo com o lead.
Esses e-mails devem ser alocados ao longo do tempo, começando com informações gerais e mais amplas e finalizando com conteúdos segmentados e que converse diretamente com a dor daquele cliente, onde ele consegue se sentir único.
3 – Distribuição de materiais ricos
Ofereça materiais exclusivos e de valor, como e-books, webinars, estudos, infográficos, entre outros para resolver desafios e dores que seus leads estão passando.
Além de trazer valor para o potencial cliente, classifica sua empresa como especialista e dominante no mercado em relação aos principais concorrentes.
4 – SEO e Marketing de conteúdo
Mantenha seu blog e site sempre atualizados. Produza conteúdo recorrente e que converse com as necessidades do seu público-alvo para sua empresa tornar-se relevante e o centro das atenções da pesquisa orgânica.
Invista também em SEO, para aumentar sua visibilidade online e trazer sempre tráfego qualificado para seu site. Sempre que uma pessoa pesquisar informações relacionadas ao mercado de atuação, elas irão se deparar com um conteúdo produzido pela sua empresa. É a construção ideal de autoridade e credibilidade para validar a compra ao final da jornada.
5 – Ferramentas de automação
A automação caminha lado a lado com a nutrição de leads. É essencial criar uma jornada de e-mails e conteúdos personalizados que são disparados e entregues de forma automática com base nas ações do lead.
Existem diversas ferramentas que oferecem essa solução, como é o caso do RD Station por exemplo.
6 – Teste A/B
Temos o teste A/B, uma estratégia sempre eficaz quando falamos de disparo de conteúdos e produção de fluxos e cadeias de e-mails.
Faça testes para compreender qual mensagem irá conversar melhor com cada lead. Isso faz com que o caminho para a nutrição seja abordado de maneira mais estratégica e coerente.
Faça a nutrição do seu lead com um Agência de Marketing Digital
Construir conteúdos de valor, integrar uma cadeia de e-mails relevante e fazer a automação da nutrição de leads não é uma tarefa fácil. É necessário estruturar um plano de ação estratégico e eficiente.
Com uma agência de marketing digital do seu lado é possível evoluir seu cliente dentro da jornada de compra de forma rápid e otimizada.
Nossa equipe tem a expertise necessária para compreender e estudar seu target, além de produzir uma cadeia de e-mails automatizada e segmentada.
Também oferecemos todo o processo de validação e estruturação da sua jornada de compra. Conheça os serviços da Agência Saler e fale ainda hoje com um dos nossos representantes.