Planejar o marketing de conteúdo digital: 5 dicas para sua estratégia

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo Digital é uma das principais estratégias do Inbound Marketing para atrair novos leads. Vamos conhecer um pouco melhor sobre ela e como aplicar nas suas ações de comunicação.

 

Caso você tenha se interessado em algum momento por Marketing Digital para sua empresa, é bem provável que deve ter se deparado com o termo “Marketing de Conteúdo”. Porém, por que ele é tão relevante assim para o mercado?

 

Mais do que estar na internet, é preciso ser relevante nos meus digitais. E nesse quesito que o conteúdo entra como protagonista. Com materiais ricos e de autoridade, sua marca fica próxima do público-alvo, além de se destacar na concorrência.

 

Quer descobrir como aplicar o Marketing de Conteúdo de forma eficaz nas suas estratégias de comunicação? Então você precisa continuar lendo esse artigo!

 

Marketing de Conteúdo digital: O que é?

 

Marketing de conteúdo digital como fazer
Imagem de rawpixel.com no Freepik

 

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias do Marketing Digital com foco em engajamento e captação de novos clientes.

 

Com a criação de conteúdos, você desenvolve valor e relevância para sua marca. Em contrapartida, atrai e se relaciona com esses usuários de maneira rica e positiva tanto para a marca, como para o próprio usuário.

 

Claro que a produção desse “conhecimento” deve ser feita de forma estratégica e coerente. O objetivo é entregar para o público o que ele realmente deseja e não, somente, informações sobre as soluções e produtos que sua empresa oferece.

 

Lembre-se, o Marketing de Conteúdo tem como objetivo ser algo útil e de valor para o seu cliente. O foco principal não é a venda final, e sim levar ensinamento, informações e tirar dúvidas sobre os questionamentos ou dores apresentadas. Assim, a conversão em venda será algo natural dentro desse funil.

 

As ações de Marketing de Conteúdo podem ser desenvolvidas nos mais diversos formatos. Entre eles temos:

 

     

      • Artigo para blog

      • Redes sociais

      • Infográfico

      • Vídeos

      • Podcasts

      • Imagens ilustrativas

      • etcs

     

    Por que produzir conteúdo de valor no marketing digital?

     

    construa seu marketing de conteúdo digital
    Imagem de creativeart no Freepik

     

    Segundo a HubSpot, 82% dos profissionais de marketing investem em marketing de conteúdo. Além disso, 40% do mercado classifica essa estratégia como uma das mais importantes para o sucesso das suas ações.

     

    Mas por que essa estratégia é tão valorizada dentro do mercado? Vamos entender melhor seus principais benefícios!

     

    Mais tráfego

     

    Segundo dados transmitidos em um artigo da RockContent, uma estratégia de Marketing de Conteúdo, quando bem aplicada, pode aumentar em até 2,2 vezes as visitas de um site.

     

    Claro que essa informação brilha o olho de qualquer empresa. Isso ocorre, pois, além de estratégias de SEO e seleção de boas palavras-chaves para a produção de artigos, o Google considera conteúdo bem escrito, com informações ricas e atualizadas como uma boa prática para posicionar um site no topo.

     

    Assim, um dos melhores benefícios oferecidos pelo Marketing de Conteúdo é o aumento do tráfego dos seus canais de comunicação.

     

    Leads qualificados

     

    Qual a primeira coisa que pensamentos quando o assunto é aumento de tráfego? Com certeza são as oportunidades de leads que irão surgir.

     

    Contudo, mais do que somente visitantes e oportunidades, o Marketing de Conteúdo conecta com sua marca leads realmente qualificados e que tem bastante interesse no produto ou serviço que você está oferecendo.

     

    Isso é possível pois, dentro da estratégia, tudo que é produzido é pensado nos pequenos detalhes. Assim, o relacionamento entre visitante e marca é natural e rico, com informações realmente relevantes para o público, não somente vendas diretas.

     

    Engajamento e relevância da marca

     

    Quem não é visto, não é lembrado. Esse ditado tem tudo a ver com o Marketing de Conteúdo. Quando sua marca produz textos, vídeos e conteúdos relevantes ao mercado, ela começa a ganhar notoriedade junto ao público e, consequentemente, relevância e se tornar referência.

     

    Diversos estudos de comportamento do consumidor, relatam que o usuário tende a ter mais segurança e vontade de comprar com marcas e empresas que ele já tenha certa intimidade inicial.

     

    O Marketing de Conteúdo além de atrair o cliente, ele também gera esse relacionamento.

     

    Gera vendas

     

    Talvez, você esteja estranhando neste tópico. Logo no começo deste artigo, a gente comentou que o Marketing de Conteúdo não costuma ter como foco principal a conversão de vendas, certo? Porém, quando bem estruturado, o resultado final acaba sendo esse.

     

    Claro, tudo depende do objetivo final das suas ações e campanhas. Porém, é possível utilizar o Marketing de Conteúdo para guiar o lead durante sua jornada de consumo. Isso faz com que, ao final, ele realize a compra.

     

    Como fazer marketing de conteúdo digital?

     

    O Marketing de Conteúdo é muito importante e essencial para o sucesso digital de uma marca. Isso sem sombra de dúvidas. Porém, ao mesmo tempo, é necessário seguir o caminho certo para alcançar o sucesso dessa estratégia.

     

    Vamos às dicas que preparamos para você!

     

    Defina seu público-alvo

     

    Não só no Marketing de Conteúdo, mas antes de qualquer estratégia de Marketing Digital é muito importante definir seu público-alvo. Não é possível comunicar de forma eficiente sem saber com quem você está conversando.

     

    Além de definir, também estude seus detalhes e comportamentos. Saiba o que ele gosta de ler e assistir, quais sites ele frequenta, qual tom de voz que está próximo do seu dia a dia. Enfim, saiba quais seus rastros no mundo digital.

     

    Objetivo

     

    O Marketing de Conteúdo pode oferecer diversos benefícios, como vimos anteriormente. Porém, é muito importante definir qual o objetivo principal do seu planejamento.

     

    O que sua marca necessita? Aumentar vendas, gerar leads qualificados, se posicionar dentro do mercado, fidelizar clientes, aumentar a base de consumidores. Independente do que busca, o importante é ter definido antes de qualquer ação.

     

    Conteúdos para cada etapa do funil

     

    O funil de vendas, que é tão presente no Inbound Marketing, também é importante para o sucesso do Marketing de Conteúdo.

     

    O comportamento e relacionamento do consumidor mudou ao longo dos últimos anos. Hoje, é necessário criar estratégias específicas para cada momento da jornada de compra. Claro, que isso influencia no conteúdo.

     

    Então, adapte a cada etapa do funil:

     

       

        • Topo do Funil (ToFu) – Conteúdos de descobrimento e aprendizagem, com foco em blog e redes sociais.

        • Meio de Funil (MoFu) – Agora o potencial cliente quer saber mais sobre as soluções e serviços para suas dores, conteúdos com foco em Webinários, Ebooks e Landing Page.

      • Fundo de Funil (BoFu) – Conteúdos para conversão e consideração, com foco em informações sobre sua empresa, marca, promoções e afins.
       

      Escolha os canais com sabedoria

       

      Muitas empresas acreditam que é necessário estar em todos os canais possíveis para conseguir um grande impacto e potencializar seu posicionamento digital. Porém, não é bem assim que funciona.

       

      A escolha dos canais de comunicação deve ser feita de forma estratégica. Decida os locais onde seu conteúdo funcione e, mais importante, onde seu público está.

       

      Não esqueça do pós-venda

       

      Por fim, o pós-venda deve ser visto com a mesma importância de outras etapas. Não esqueça de investir em conteúdos para ela.

       

      Fidelizar sua base, com e-mails marketing, promoções exclusivas e uma comunicação personalizada para cada cliente, são ótimas ações para fidelizar os consumidores.

       

      Qual a melhor forma de fazer Marketing de Conteúdo digital?

       

      a importância da produção de conteúdo
      Imagem de master1305 no Freepik

       

      Como vimos, conteúdo de valor no Marketing Digital é uma parte primordial das estratégias de comunicação de qualquer empresa.

       

      Pensar em como se comunicar, de forma ampla, e não sendo somente com objetivo de vendas e divulgação de produtos. Materiais ricos e informativos auxiliam no processo de encantamento e relacionamento com todos seus clientes.

       

      A Agência Saler é especializada em Marketing Digital, com foco em Marketing de Conteúdo. Ampliamos suas vendas, enriquecemos o relacionamento com clientes, expandimos o tráfego nos canais de comunicação e todas as estratégias para iniciar sua transformação digital.

       

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