O que é blog corporativo? Você precisa investir em um para sua empresa!

O que é blog corporativo

O blog corporativo é uma excelente estratégia de marketing digital para criar relacionamento com seus clientes, ampliar a autoridade da sua marca no mercado e atrair novos leads com o tráfego orgânico. Conheça mais sobre essa ferramenta e como utilizá-la!

 

Você não pode estruturar uma estratégia de marketing de conteúdo sem pensar na criação de um blog corporativo. Seja qual o tamanho do negócio ou nicho, a produção de artigos e conteúdos chamativos e relevantes será uma das ferramentas de conversão mais eficientes para a sua empresa.

 

Uma pesquisa da Hubspot mostrou que 82% dos profissionais de marketing usam ativamente o marketing de conteúdo. Sendo que, 56% desses profissionais, dizem que o blog é um canal eficaz.

 

Em um outro levantamento da DemandMetric, foi apresentado que 80% das pessoas gostam de aprender sobre uma empresa por meio de conteúdo personalizado antes de realizar uma compra.

 

Além de atrair novos clientes e consolidar suas vendas, o blog agrega muito valor na construção de uma imagem positiva e de autoridade online para sua marca, passando a disseminar materiais valiosos e de qualidade.

 

Seu blog corporativo também é um canal de comunicação para se aproximar com seu público-alvo, já que os conteúdos são amigáveis e simples de serem compreendidos, mas que, ao mesmo tempo, abordam soluções pertinentes para as necessidades e dores dos leitores.

 

Ficou curioso para saber mais sobre a relevância de um blog para sua estratégia de marketing digital? Confira esse conteúdo que preparamos para você!

 

Blog corporativo: O que é?

 
Blog Marketing Digital
Imagem de jannoon028 no Freepik


 

Com a democratização da internet nos início dos anos 2000, os blogs pessoais tornaram-se uma grande tendência entre os usuários. Servindo como um diário digital, milhares de pessoas escreviam e compartilhavam relatos sobre o seu dia a dia.

 

Porém, não demorou muito para as empresas entenderem que essa produção de conteúdo poderia ser de grande utilidade dentro das suas estratégias. Essa visão ganhou ainda mais força após a popularização do Marketing Digital, das estratégias de Inbound Marketing e, principalmente, do Funil de Vendas.

 

Hoje, o blog corporativo é uma etapa de valor no planejamento estratégico de qualquer negócio. Assim como o site da empresa, o blog é um canal com temas relevantes e chamativos para solucionar os principais questionamentos do seu público-alvo, com o objetivo central de conquistá-lo para convertê-lo em um lead.

 

Dentro dos conteúdos produzidos, é possível estruturar diversos tipos de diagramações, utilizando vídeos, imagens, gráficos e afins, para uma leitura rica e amigável ao usuário.

 

O blog corporativo não utiliza uma linguagem publicitária agressiva e de promoção direta. Na verdade, a proposta é, dentro de um artigo rico, chamativo e de fácil compreensão, abordar a dor da persona e, ao decorrer da leitura, apresentar uma solução para ela avançar no funil de vendas.

 

Qual a importância do blog corporativo para marketing digital?

 

O blog corporativo é uma ferramenta base de qualquer planejamento de marketing digital. Ele faz sua empresa melhorar o tráfego orgânico do seu site, ganhar notoriedade no nicho e, o mais importante, aumentar as vendas.

 

Isso é comprovado em um levantamento da DemandMetric, onde é relatado que empresas com blog produzem 67% mais leads por mês do que empresas sem um planejamento de conteúdo.

 

Inúmeros são os cases de negócios que iniciam sua trajetória com um blog ou utilizam a ferramenta como a estratégia principal para alavancar o seu número de clientes.

 

Vantagens do blog corporativo para sua empresa

 
 

Para comprovar a relevância do blog corporativo nos dias atuais, vamos listar as principais vantagens que esse recurso irá potencializar nos resultados de qualquer empresa.

 

1. Mais visitas para o seu site

 

Um estudo da Hubspot mostra que as empresas com um blog recebem 55% mais visitas no site do que as que não “blogam”.

 

Um dos principais indicadores do blog corporativo é o aumento permanente de visitas ao seu site. Com um impacto a curto e longo prazo, os conteúdos produzidos serão sempre um canal de entrada para novos clientes.

 

Esses resultados serão ainda mais potencializados quando a estratégia traçada for otimizada junto ao SEO, aumentando, assim, a possibilidade dos artigos produzidos aparecem no topo dos buscadores de pesquisa para o seu público-alvo.

 

2. Criação de autoridade

 

A produção de conteúdos ricos sobre o nicho de atuação demonstra que sua empresa é relevante e tem conhecimento sobre o assunto.

 

Essa estratégia é o melhor caminho para gerar autoridade de marca, o que constrói confiança e credibilidade junto ao seu público-alvo.

 

Claro, que isso tudo irá resultar no aumento de vendas, já que o cliente vai entender que seu negócio sabe o que está vendendo e que as soluções apresentadas irão trazer benefícios reais para ele

 

3. Avanço do cliente no funil de vendas

 

É muito comum que lead interaja com os produtos e tenha interesse pela sua marca, porém, ainda não esteja no momento certo para avançar dentro do funil de vendas e finalizar a compra.

 

O blog corporativo vai estar ao lado desses usuários indecisos. Pelos conteúdos produzidos, você consegue educar esse lead e mostrar que a empresa tem as melhores soluções para suas principais dores.

 

Com isso, dentro das estratégias de conversão por produção de conteúdo, o usuário irá evoluir aos poucos até se sentir confiante e pronto para fazer a compra.

 

4. Resultados contínuos

 

Um blog corporativo precisa ter um editorial com postagens contínuas para manter os conteúdos ativos e abordar temas que sejam relevantes para o momento atual da sua persona.

 

Contudo, caso sua periodicidade seja reduzida ou, até mesmo, abandonada, você ainda vai gerar resultados com as publicações que já foram ao ar.

 

Diferente de links patrocinados, onde a falta de investimento vai interferir na entrega e resultados do conteúdo, o blog vai seguir ativo de forma permanente, com a mesma autoridade e posicionamento no Google.

 

O papel do SEO no blog corporativo

 

Como podemos ver, os conteúdos do seu blog corporativo tem como principal objetivo ser encontrado pelo seu público-alvo. Porém, não é tão simples como parece. Não basta somente escrever um texto interessante, construir um CTA e subir no seu site. É necessário otimizar o conteúdo para os mecanismos de busca. Nesse momento entra o SEO (Search Engine Optimization).

 

Esse conjunto de estratégias de otimização é essencial para qualquer parte do processo de produção de conteúdo. O SEO acompanha o blog desde a seleção de temas até o lançamento da postagem.

 

E não acha que essas técnicas de otimização de conteúdo é, somente, escolher as palavras-chaves perfeitas. Atualmente, o Google apresenta diversos critérios para classificar um post como relevante, indo desde número de imagens até a forma que o texto foi redigido.

 

Por isso, além do blog corporativo, é muito importante contar com uma estratégia de SEO com definida que irá trazer resultados constantes a médio e longo prazo para seu negócio.

 

Quer saber como estruturar um blog corporativo para sua empresa?

 

Uma empresa não sobrevive no mundo digital sem um blog corporativo. Como podemos ver, o marketing de conteúdo é protagonista de qualquer estratégia que tem como objetivo aumentar vendas e atrair novos leads.

 

Assim, é importante ter ao seu lado uma equipe eficiente e de qualidade que acompanhe seu negócio ao longo de todo o processo, com operações e soluções Full Service.

 

Está pronto para passar ao próximo nível do Marketing Digital? Conheça a Agência Saler. Oferecemos um serviço completo para criação de conteúdos de blog para o seu negócio.

 

Além disso, nossa equipe é especialista em otimização de SEO para colocar o seu site no topo do Google.

 

Descubra como levar uma nova forma de fazer Marketing Digital para sua empresa. Vamos dar início a essa parceria? Entre em contato com a gente!

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