O funil de vendas é uma das principais estratégias para guiar o lead dentro da jornada de consumo. Descubra como montar um para sua empresa!
Resultados e vendas são objetivos esperados para todas as empresas. Uma das melhores formas para alcançar o sucesso na captação de clientes é o funil de vendas.
Com os processos organizados, sua equipe consegue se tornar uma “máquina” de vendas. Além disso, é possível entender e planejar as estratégias mais eficientes para cada etapa de consumo do seu potencial cliente.
Mas então, sua empresa já possui um funil de vendas? Você conhece todos os ciclos de compra do seu consumidor, desde a captação até a venda?
Chegou a hora de revolucionar suas estratégias de vendas e alçar seus números ao topo!
O que é Funil de Vendas?
O Funil de Vendas é um modelo para fazer a gestão estratégica de toda a jornada de compra do consumidor. Ela engloba desde os primeiros contatos até a realização da compra.
Um dos grandes benefícios do Funil é fazer um prognóstico realista sobre a jornada percorrida pelo seu lead, além de uma estrutura com todas as oportunidades e conteúdos certos e personalizados para cada fase de compra do consumidor.
Ele é dividido em três etapas: Topo, Meio e Fundo. Vamos entender melhor o que cada um significa!
Topo do Funil
Essa é a primeira etapa do funil, a ToFu. Aqui, as estratégias são focadas na descoberta da sua marca pelos visitantes e conteúdos para aprendizado sobre o mercado de atuação.
Nessa etapa, o seu potencial cliente precisa conhecer ou, até mesmo, descobrir sua necessidade ou dor que deseja resolver. Sua marca tem o objetivo de auxiliar nessa descoberta.
O blog, com conteúdos relevantes e aplicação de SEO, é uma excelente ação para ser aplicada dentro dessa etapa. Além disso, em um segundo estágio, oferecer conteúdos ricos para educar o usuário, como eBooks e webinar, também são excelentes para conquistar dados pessoais de contato dos clientes via formulários.
Meio do Funil
A próxima etapa é a MoFu. Agora seu visitante passou a ser um Lead valioso para a empresa.
Antes ele não conhecia ou não sabia que tinha um problema para solucionar. Assim, esse lead quer saber como fazer para solucionar essa dor, e sua marca deve aparecer como uma opção para isso.
O processo nessa etapa deve focar na qualificação e amadurecimento do cliente aos poucos de forma gradativa, até ele estar confiante e pronto para se tornar um cliente.
Fundo do Funil
Por fim, chegamos ao BoFu, finalmente a “venda vai sair”. Mas calma, é necessário ainda trabalhar essa oportunidade para a compra se concretizar.
O lead já é qualificado, já sabe tudo sobre sua problemas, quer uma solução que resolva sua dor e já conhece sua marca. Agora, chegou o momento de estabelecer uma relação de confiança, transformando sua empresa em líder referência do mercado.
Nessa etapa, o time de vendas e marketing devem trabalhar lado a lado nas ações de comunicação. Você deve convencer para esse lead que ele finalmente encontrou a solução que tanto busca.
O funil será finalizado com sucesso quando o cliente finalmente realizar a compra.
Saiba a diferença entre visitantes, leads e clientes
A jornada do seu consumidor terá uma evolução em três etapas principais: visitantes, leads (e oportunidades) e clientes.
Para seu funil de vendas ser efetivo, é muito importante entender o que é cada uma dessas fases e como deve ser seu relacionamento com o momento de compra que esse usuário está vivenciando.
Visitante
O visitante é o primeiro estágio. Nessa etapa, o usuário não sabe nada ou quase nada sobre sua marca. Ele acessou seu site por uma pesquisa do Google, entrou na sua página em uma rede social ou clicou em um anúncio patrocinado da sua marca.
O visitante pode ser um curioso, um potencial cliente ou uma pessoa com uma dor que está buscando entender melhor suas necessidades. A missão da sua empresa é entender quem é essa pessoa e trabalhar seus desejos, fazendo ele iniciar um relacionamento de valor com a marca.
Marketing de Conteúdo, por exemplo, é uma excelente maneira de conquistar esse usuário e fazer ele se tornar um consumidor assíduo do seu blog, rede social e outros canais de comunicação.
Ao final, para avançar para a próxima etapa, é importante transformá-lo em lead. Isso é possível através de formulários de contato, landing page, materiais ricos ou simulação de orçamento.
Leads
O visitante agora é um lead e iniciou um relacionamento mais próximo com sua marca. Nessa próxima etapa, é necessário estreitar essa relação e conquistá-la, mostrar que sua empresa é uma das melhores soluções do mercado.
Com os dados de contato, você deve nutrir esse cliente com oportunidades e conteúdos ricos. Além disso, informações sobre suas soluções e empresa também são interessantes de serem acrescentadas dentro desses conteúdos.
Um fator importante a ser ressaltado é que o lead é único. Então, produza materiais personalizados e que conversem com a necessidade e tom de voz de cada um.
Outro processo importante é a qualificação do lead. Aqui sua empresa consegue diferenciar os usuários que estão mais avançados e interessados nos seus serviços daqueles que estão “frios”.
Quando ele é qualificado, se torna uma oportunidade real e de valor, com maior possibilidade para finalizar a compra. Assim, eles já podem ser repassados à equipe de vendas.
Clientes
O processo de vendas está chegando ao fim. Seu funil foi realizado de forma eficiente e seu lead está quase se convertendo em cliente.
Mas lembre-se, até a realização da compra, o lead ainda não pode ser chamado de cliente, e sim oportunidade.
Porém, você sabia que as estratégias não podem parar, mesmo após a realização da compra? Na verdade, está só começando.
Junto ao cliente, é importante ter ações e planejamento de pós-venda. Aquecer esse relacionamento com o cliente, faz com que o mesmo queira continuar comprando de forma assídua com sua empresa. Além disso, aumenta as possibilidades de recomendações e avaliações positivas junto a sua marca.
Monte o funil de vendas perfeito e personalizado para sua marca
O funil de vendas é a base do Inbound Marketing e do Marketing Digital. Sem ele, é quase impossível manter resultados concretos e uma evolução horizontal para sua marca.
Por isso, é importante ter ao seu lado uma equipe eficiente que conheça todos os caminhos para construir o funil de vendas perfeito para você.
Essa equipe pode ser a Saler. Nossa Agência é especializada em todos os processos de compra do consumidor. Oferecemos soluções, ações e os melhores métodos para conquistar novos leads e evoluírem até a fase de compra.
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