Você conhece seu cliente? Já ouviu falar sobre a Jornada do Consumidor? Entender esse processo é essencial para o sucesso das suas vendas e hoje vamos explicar tudo sobre ele!
Antigamente, a equipe de Marketing trabalhava junto com o cliente somente nas etapas de compra. Toda a jornada percorrida pelo consumidor até chegar ao desejo de adquirir um produto não era relevante e não existiam estratégias voltadas para ela.
Contudo, tudo isso mudou, principalmente com a implementação do Inbound Marketing. Hoje, entender o amadurecimento do consumidor, evoluir dentro das etapas de consumo e completar a jornada é um processo quase que natural das empresas.
Com o mercado atual, o cliente não está preparado em um primeiro momento. Na verdade, segundo a Pirâmide de Chet Holmes, somente 3% dos usuários estão prontos para se tornarem consumidores.
Ainda dentro desse estudo, o autor ainda apresenta que 90% dos prospects vão embora assim que sua empresa começa a falar sobre produtos.
Dados surpreendentes, né?
Por isso, é tão importante entender como funciona a jornada do consumidor e quais os caminhos para trabalhar-lá dentro das suas estratégias de Inbound Marketing. Esses e outros assuntos que você vai conferir a seguir!
O que é Jornada do Consumidor?
A jornada do consumidor, ou jornada do cliente, é, como o nome já bem diz, o caminho que ele percorre desde o primeiro contato com a empresa até a realização da compra, incluindo o pós-vendas.
O maior objetivo dela é auxiliar a equipe de Marketing a entender qual o momento de cada cliente dentro da jornada. Com isso, fica mais prático estruturar estratégias personalizadas para cada etapa.
Assim, o Marketing não é mais concentrado somente na decisão de compra do cliente. O planejamento vai muito além, estruturando ações desde o primeiro contato até a venda, criando uma experiência única para cada usuário.
Quais as etapas da Jornada do Consumidor?

Cada empresa e equipe de marketing personaliza a jornada da forma que achar mais coerente junto com o seu consumidor alvo.
Porém, como base, existem quatro estágios principais da Jornada:
- Descoberta
- Reconhecimento
- Consideração
- Decisão de compra
Vamos entender um pouco melhor cada uma!
Descoberta
A descoberta e o aprendizado é a primeira fase do consumo. O potencial cliente ainda está perdido e não reconhece seu problema. O seu objetivo é auxiliar nessa descoberta.
Aqui, o usuário irá pesquisar conteúdos em redes sociais ou Google. Por isso, o foco inicial deve ser a produção de materiais de comunicação para esses dois canais principais.
Os materiais produzidos não devem ser especificamente sobre sua empresa ou serviços oferecidos. Você deve ensinar o usuário e explorar conteúdos que respondem “o que”, “como”, “aprenda” e listas.
Perceba, nesta etapa, você deve explorar as dores e necessidades do cliente, e não colocar seu produto como protagonista.
Reconhecimento
O cliente está avançando dentro da jornada. Agora ele já reconhece que tem um problema e começa a ter conexões com algumas empresas em busca de soluções.
Agora, sua empresa tem como objetivo gerar essa necessidade e oferecer oportunidades.
Para auxiliar o usuário nesse “diagnóstico” do seu problema, sua empresa pode oferecer conteúdos mais ricos e específicos para a dor do cliente.
Ótimos exemplos são ebooks e webinars. Você pode oferecê-los em landing pages ou formulários de cadastro para capturar dados dos usuários em troca desses materiais e iniciar o processo de nutrição do lead.
Consideração
O lead conhece totalmente seu problema e já começa a buscar soluções no mercado. Contudo, ele ainda está desenvolvendo sua necessidade de consumo. Por isso, a nutrição do lead é muito importante nessa etapa.
O e-mail marketing é a grande estratégia para avançar esse lead até a última etapa da jornada do consumidor. Ofereça campanhas via e-mail, apresentando mais sobre sua marca, trazendo detalhes dos seus serviços, mais informações ricas sobre o mercado e materiais ricos complementares.
Criar essa autoridade e conhecimento dentro do mercado faz com que o cliente comece a amadurecer a confiança junto a sua marca para, assim, finalmente, tornar-se cliente.
Decisão
Chegou o grande momento, o objetivo da jornada do consumidor: a realização da compra.
Enfim, o cliente está pronto para tomar sua decisão e quer comprar uma solução. Nessa etapa, você deve criar uma conexão bem próxima com esse cliente, além de oferecer uma estratégia para um atendimento ágil e humanizado.
Caso seja necessário, também vale a pena investir em estratégias de convencimento para mostrar que sua empresa tem os diferenciais necessários e é a melhor escolha em relação aos concorrentes.
Após a realização da compra, essa etapa ainda conta com mais um processo: a fidelização do cliente.
Mais do que captar clientes, é importante manter o relacionamento vivo com ele. Entre oferecer cupons de descontos, materiais exclusivos, oportunidades novas de vendas, pesquisa de satisfação e etcs são ótimas escolhas para o pós-venda.
Inbound Marketing e Jornada do Consumidor
O Inbound Marketing e a jornada do consumidor estão totalmente interligados. Até porque, o Inbound tem como base o funil de vendas que é quem define o caminho traçado pelo cliente para oferecer conteúdos personalizados durante cada etapa.
Assim como a jornada, o Inbound busca oferecer a melhor experiência em cada ciclo e processo de interação que o potencial cliente tem com a empresa.
Além disso, o passo a passo da atração até a finalização, respeitando o amadurecimento do consumidor, também é algo presente dentro das estratégias principais do Inbound Marketing.
Basicamente, ambos caminham lado a lado sob o mesmo objetivo. Assim, uma liga de conexão entre eles é o Marketing de Conteúdo, onde cada material produzido é personalizado de forma quase que única para cada cliente.
Podemos até mesmo dizer, que a Jornada do Consumidor é uma forma ilustrativa de mostrar os processos inclusos dentro do Inbound Marketing.
Crie a melhor jornada do consumidor para sua empresa
A Jornada do Consumidor se tornou imprescindível nos dias atuais. Hoje, é quase que impossível criar estratégias e desenvolver um relacionamento próximo ao seu cliente sem contar com uma jornada bem definida.
Todas suas estratégias de comunicação parte do princípio base das etapas divididas neste roteiro de consumo do seu cliente. Por isso, é essencial definir um para sua empresa e aplicá-lo da melhor forma possível.
A Saler pode ser seu braço direito nesse processo. Somos uma Agência de Marketing Digital especializada em Inbound Marketing e Funil de Vendas.
Nossa equipe é treinada e preparada para oferecer serviços completos e materiais personalizados para cada etapa da jornada do consumidor.
Além disso, o time da Agência Saler domina de ponta a ponta plataformas como o RD Station, que será a porta de entrada para sua empresa dentro dos processos de Inbound Marketing e Marketing Digital.Chegou a hora da sua empresa começar a transformação.
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