Além de planejar suas estratégias é necessário medir os resultados das suas ações de comunicação digital. Por isso, é importante conhecer as principais métricas de Inbound Marketing para acompanhar o impacto da sua marca no mercado!
Já pensou em planejar todos os detalhes da sua campanha passo a passo e buscar compreender quais as melhores ações para cada jornada do cliente, porém, não conseguir medir os resultados?
Não adianta estruturar as melhores estratégias de Inbound Marketing, sem escolher as melhores métricas para acompanhar a evolução dos números alcançados ao longo do processo.
Desde o número total de vendas gerado até a taxa de clique e interação, todos os dados mensurados são importantes para enriquecer suas campanhas e consolidar cada vez mais suas estratégias.
Por isso, neste artigo, vamos explicar e listar as métricas de Inbound Marketing mais para colocar no seu radar no momento de mensurar os resultados.
O que é uma métrica?
As métricas são, nada mais, nada menos, que indicadores sobre a performance de uma ação ou estratégia lançada no mercado.
Com elas, é possível medir e entender por quais caminhos os resultados da sua empresa estão caminhando, se está mais próximo do sucesso ou fracasso.
As métricas são indispensáveis dentro do Inbound Marketing. É muito importante entender o que o cliente está achando das suas produções criativas e campanhas. Assim, podendo realizar testes A/B para otimizar e avaliar com mais precisão os resultados.
Existem diversos tipos de métricas que podem ser utilizadas na medição das suas campanhas e estratégias. Esses indicadores vão desde interação do usuário até taxa de lucro e retorno do investimento.
O mais importante é utilizar esses dados a favor do seu time de Marketing para alavancar seu lucro.
As métricas de Inbound Marketing

As estratégias de Inbound Marketing são guiadas por métricas. Todo o processo e jornada do cliente deve ser mensurado a partir de dados e resultados aplicados dentro desse processo.
Por isso, listamos os principais indicadores para ficar de olho nas ações de Inbound da sua empresa. Vamos lá!
ROI ou Retorno Sobre o Investimento
Quando pensamos em métrica financeira, a primeira que vem à memória é o ROI.
O Retorno Sobre o Investimento é um dos indicadores mais importantes para serem analisados em uma estratégia de Inbound Marketing. Ele sinaliza as ações que estão alcançando melhores resultados e, consequentemente, maiores lucros.
A conta para você saber seu ROI é:
ROI = [Faturamento – Investimentos] / Investimentos
O Retorno Sobre o Investimento garante uma segurança maior ao futuro da empresa, conseguindo fazer projeções mais seguras e realistas aos próximos passos e investimentos.
Além disso, o ROI pode ser calculado tanto de forma ampla, acompanhando toda a campanha, como de forma individual, por cada ação.
Taxa de Leads convertidos
O Inbound Marketing tem como objetivo principal a conversão. Então, a taxa de leads gerados é muito importante para o escopo das suas estratégias.
Essa métrica sinaliza o potencial de alcance e engajamento das suas campanhas. Se os clientes estão se interessando pelos gatilhos mentais, layouts e CTAs utilizados.
A missão com essa taxa é crescê-las aos poucos e buscar as melhores soluções, em testes A/B, para atrair cada vez mais leads de qualidade para sua empresa.
Custo por lead e visitante
Você já parou para pensar quanto sua empresa gasta para conquistar um lead? E qual seria o valor necessário para investir em uma visita ao seu site?
Esses dados são métricas essenciais para controlar e segmentar o investimento das suas estratégias de Inbound Marketing.
É muito importante buscar soluções para otimizar os dois indicadores, onde cada visita e cada lead tenha um valor durante a jornada de compra.
Abertura de e-mails
Suas campanhas de e-mail marketing estão gerando resultados? Seus clientes estão engajados nos conteúdos que estão sendo enviados? Os títulos dos e-mails são chamativos?
Todos esses insights podem ser interpretados dentro da taxa de abertura.
O envio de e-mails ainda é uma das estratégias mais importantes do Inbound Marketing. Ela é essencial para consolidar o relacionamento junto ao seu lead, além de nutri-lo com conteúdos especiais sobre sua marca.
Por isso, é essencial estar de olho em como sua base de consumidores está interagindo com as mensagens disparadas.
Quanto maior a taxa de abertura, maior é a chance dos seus leads estarem mais qualificados.
Crescimento da base de contatos
A captação de dados de contatos dos seus leads é base do Inbound Marketing. Sem essas informações pessoais do potencial cliente, fica impossível dar seguimento para as outras estratégias de comunicação.
Assim, uma das métricas interessantes para ser analisada é o crescimento da base de contatos.
Claro, que esse número não pode ser visto de forma tão “fria”. É necessário, além do crescimento padrão da base, organizar quais são as oportunidades qualificadas e quais fazem parte do descarte.
Churn Rate
Caso sua empresa ofereça produtos ou serviços por assinatura ou renovação mensal, é necessário estar de olho na Taxa Churn.
Essa métrica de Inbound Marketing é importante para entender qual o interesse dos seus clientes pela sua empresa.
O Churn Rate consegue identificar quais clientes estão ativos e pararam de seguir sua marca e usufruir os seus produtos.
Tráfego orgânico
Gerar tráfego sem precisar investir em opções pagas, como anúncios e campanhas no Google ou Redes Sociais, é uma ótima maneira de ampliar o valor de reconhecimento da sua marca e economizar nas suas ações
O número de tráfego orgânico gerado pelo seu site e blog é muito interessante para medir a eficiência das suas estratégias de SEO, por exemplo.
A Agência de Marketing Digital para analisar suas métricas
Acompanhar os principais dados de mercado é essencial para o avanço e funcionamento das estratégias de Inbound Marketing.
Não saber quais caminhos e insights que as ações estão gerando, é quase como atirar no escuro.
As métricas também são essenciais para entender o comportamento do seu público-alvo e a necessidade da criação de testes A/B.
A Agência Saler é uma Agência de Marketing Digital especialista em Inbound Marketing. Nossa equipe domina de ponta a ponta as principais métricas de comunicação digital para garantir o sucesso de cada ação publicada.
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