Métricas de SEO: Por que sua empresa precisa monitorar?

Métricas de SEO

Descubra quais são as principais métricas de SEO e como elas podem levar sua empresa para o topo do Google.

 

Um dos principais objetivos do Marketing Digital é criar estratégias eficazes que atraiam e convertam novos clientes para uma empresa. Isso faz com que o SEO vire protagonista de qualquer planejamento com o objetivo de fortalecer o tráfego orgânico de um site.

 

 

Apesar de eficiente, o SEO apresenta resultados concretos a médio e longo prazo. Por isso, é importante acompanhar as principais métricas da sua estratégia. Assim, poderá medir a progressão e compreender o real impacto das ações para o seu negócio.

 

Mas você sabe o que são essas métricas? Ou melhor, como usá-las em prol do seu planejamento de SEO?

 

Continue lendo esse artigo para tirar todas as suas dúvidas!

 

seo: O que é?

 

KPIs de SEO
Imagem de upklyak no Freepik

Sempre que um conteúdo é publicado no seu site, o Google ordena essa nova página para direcionar ao usuário que busca aquele tema que está sendo abordado.

 

Porém, dentro de um oceano vermelho de oportunidades, centenas de páginas e sites são lançados a cada segundo em todo o mundo. Isso dificulta o processo para colocar-se no topo dos buscadores.

 

Nesse momento é aplicado o SEO (ou Search Engine Optimization). É uma das principais técnicas do Marketing Digital que tem como objetivo melhorar o desempenho de um site.

 

As estratégias de otimização atuam, principalmente, dentro dos algoritmos dos buscadores. Diferente da mídia paga, onde a campanha atua dentro de palavras-chave patrocinadas, o SEO aperfeiçoa seu conteúdo e faz com que o mesmo alcance o público-alvo de forma orgânica.

 

Essa técnica fortalece o desempenho do seu site e faz com que sua marca esteja sempre sendo descoberta por novos consumidores que encontram na empresa as soluções que estão procurando.

 

A IMPORTÂNCIA DAS métricas de SEO?

 

Métricas são dados coletados diante do comportamento dos usuários que visitam um determinado site. Essas informações ajudam a compreender e medir como os visitantes estão agindo.

 

Número de visitas, taxa de cliques, compras realizadas, essas são algumas das principais métricas que podemos analisar dentro de uma estratégia de SEO.

 

Junto a esse conceito temos as KPIs, indicadores provenientes das métricas. Um acaba sendo complementar ao outro no planejamento estratégico de uma empresa.

 

Enquanto as métricas são dados brutos das ações dos usuários, os KPIs são indicadores para mensurar metas e objetivos pré-definidos.

Com os KPIs, a avaliação do sucesso ou fracasso da sua estratégia acaba sendo mais completa e segura.

 

 

Quais os principais KPIs e métricas de SEO?

 

 

Vamos listar algumas das principais métricas e KPIs de SEO para compreender a importância delas na hora de alavancar o tráfego orgânico do seu negócio. Vamos aos exemplos!

 

Tráfego Orgânico

 

Essa é uma das métricas de SEO mais importantes para mensurar dentro do seu planejamento. Com a avaliação do tráfego orgânico, é possível analisar quantas visitas seu site está recebendo diretamente dos buscadores, como o Google.

 

É uma excelente forma para saber se a sua estratégia de SEO está funcionando. Quanto mais acessos você recebe, mais próximo fica dos seus objetivos traçados.

 

Contudo, é necessário ter muito cuidado no momento de mensurar o tráfego orgânico, já que, uma única pessoa pode ser o autor de várias visitas.

 

O Google Analytics é uma das ferramentas mais recomendadas para analisar diariamente a evolução e crescimento dos acessos ao seu site.

 

Backlinks

 

O Backlink é classificado como um dos fatores mais importantes para o bom posicionamento de um site nos buscadores. Por isso, é essencial ficar de olho nessas métricas.

 

Links de qualidade e autoridade apontados para o seu site alavancam de forma exponencial o seu conteúdo. Contudo, backlinks quebrados e de baixa qualidade podem prejudicar o alcance do seu site.

 

Por isso, é essencial mensurar métricas de SEO como, quantas de backlinks, domínios de referências, número de nofollows, etcs.

Ferramentas como o Ubersuggest.io e o SemRush são ótimas opções para acompanhar esse KPIs.

 

Taxa de Saída

 

O exit rate é mais uma métrica de SEO bem interessante para mensurar dentro da sua estratégia. Com ela, você consegue fazer uma análise crítica e profunda das últimas páginas que seus visitantes costumam acessar antes de desistir do seu site.

 

As páginas de saída, normalmente, costumam possuir um problema de conversão. Algo nelas fazem o visitante perder o interesse no seu conteúdo e buscar a solução para sua dor em outro lugar.

 

O objetivo desta métrica de SEO é localizar essas páginas e fazer as devidas correções. Assim, elas passam a ser mais interessantes ao usuário que está navegando.

 

Tempo que o usuário fica no site

 

A taxa de rejeição é um KPI bem relevante dentro de estratégias que buscam um aumento na conversão de leads. Quanto mais tempo o usuário fica dentro do seu site, maior é a chance dele se tornar um cliente da sua empresa.

 

Saber o tempo médio que o usuário fica dentro do seu site e quantas vezes ele saiu sem cliente em outra página é essencial para entender os erros que estão levando a falta de engajamento e baixa permanência dos visitantes.

 

Posicionamento de palavras-chave

 

Um dos recursos mais gratificantes do planejamento de SEO é acompanhar suas principais palavras-chave subindo no ranqueamento do Google.

 

Ao localizar quais termos seu site está se posicionando, é possível traçar uma estratégia mais objetiva e coerente. Por exemplo, decidir entre melhorar a otimização das páginas já ranqueadas ou buscar o mapeamento de novas oportunidades para o seu site.

 

Novamente, tanto o Ubersuggest.io, como o SemRush são ferramentas completas para acompanhar a evolução do seu planejamento de SEO.

 

Tempo de carregamento da página

 

Uma métrica de SEO que muitas empresas acabam colocando como segundo plano é a velocidade do site. Contudo, esse fator pode ser muito prejudicial ao seu posicionamento dentro do Google.

 

Um site sobrecarregado, com tempo de processamento lento e imagens pesadas prejudicam completamente a experiência do usuário.  Além disso, o mesmo vai ser punido pelos buscadores, impactando diretamente no resultado do tráfego orgânico.

 

Por isso, otimize seus arquivos e conteúdo, escolha um servidor de qualidade, tenha um site responsivo e crie uma diagramação amigável ao visitante.

 

Como utilizar as métricas de SEO para o sucesso da minha empresa?

 

Toda sua estratégia e planejamento de SEO pode ser descartado sem medir de forma regular os KPIs e métricas das suas ações e campanhas.

 

Sem acompanhar sua evolução, fica impossível entender quais os próximos passos que seu negócio deve dar para fortalecer os processos que estão dando resultados positivos.

 

Quer saber como começar a utilizar as métricas a seu favor? Conheça a Agência Saler. Somos especialistas em SEO, criação de sites e análise e planejamento de ações e campanhas dentro do Marketing Digital.

 

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