Captação de clientes é um dos objetivos principais de qualquer loja virtual e a otimização de conteúdo é uma ótima estratégia para atrair novos usuários. Então, descubra agora as melhores formas de aplicar o SEO para E-commerce.
O que seria de qualquer negócio sem consumidores? Elaborar estratégias eficientes para atrair novos clientes faz parte do planejamento de qualquer loja virtual. E um dos métodos mais eficazes para isso é o SEO.
Estar bem posicionado nos mecanismos de busca é um dos objetivos principais de um e-commerce. Até porque, segundo dados da SeoExpert, 92% dos usuários tendem a realizar compras com empresas que estejam posicionadas nas primeiras páginas do Google.
Sendo assim, caso sua loja não tenha um planejamento de otimização eficiente, você perderá quase todos seus potenciais clientes de um alcance orgânico.
Por isso, nesse post, vamos explicar tudo sobre as boas práticas de SEO para e-commerce. Confira!
O que é SEO para E-commerce?

SEO é a sigla de SEARCH ENGINE OPTIMIZATION, ou, na tradução livre, otimização para mecanismos de buscas. Basicamente, são uma série de boas práticas para aplicar no seu site e conseguir alcançar as primeiras páginas dos buscadores, como o Google, por exemplo.
Em um e-commerce, essa técnica se torna imprescindível. Ele surge como uma alternativa para atração de clientes, com seu site não se tornando dependente, somente, a mídia paga.
Até porque, pesquisas afirmam que o usuário tem maior tendência a clicar em páginas orgânicas do que as de patrocínio.
Com uma estratégia de SEO, quando seu potencial cliente pesquisar produtos que você comercializa, o site do seu e-commerce será um dos primeiros resultados retornados.
Por que aplicar SEO para E-commerce?
Seja para lojas virtuais pequenas, seja para e-commerce líderes do mercado, a estratégia de SEO é essencial para qualquer um que busque melhorar sua presença no mundo digital.
Segundo uma pesquisa da da Web Estratégica em parceria com a SEMrush, o tráfego orgânico representa de 25% a 35% das visitas dos maiores e-commerce do Brasil. Esse número aumenta para 75%, quando falamos de lojas menores.
A aplicação de estratégia de SEO é a melhor solução para elevar a visibilidade em seus canais de comunicação. Além disso, com ela, você consegue destacar-se da concorrência e estabelecer autoridade no mercado.
A fórmula para ser pensada é bem simples: quanto mais visitas no seu e-commerce, mais vendas acontecem e, consequentemente, mais clientes fidelizados.
Por isso, é quase impossível alcançar o sucesso em uma loja virtual sem o investimento em SEO.
A criação de um posicionamento de marca também é essencial para alavancar seu negócio. Descubra como clicando aqui!
Boas práticas de SEO para e-commerce
Os mecanismos de buscas levam em consideração diversas “boas práticas” de SEO para estabelecer o posicionamento dos sites dentro das pesquisas.
A seguir, vamos conseguir as principais dicas que você deve seguir para otimizar seu e-commerce com sucesso.
Planejamento de palavras-chaves
Palavras-chaves são um dos pilares de qualquer estratégia de SEO. Escolher os termos corretos e que façam sentido com seu público-alvo é o caminho principal para colocar seu site na primeira página do Google.
Existem dois formatos de palavras-chaves:
- A head tail, que são termos generalizados e mais curtos. Exemplo: “tênis”.
- A long tail, que são pesquisas mais nichadas e extensas. Exemplo: “tênis para correr da Adidas”.
O segredo é saber equilibrar o uso dos dois tipos e construir um texto rico e otimizado. Lembrando que quanto mais direcionado for seu conteúdo, maior a chance de atrair um público qualificado e com alta chance de conversão.
Nomeie seus produtos com inteligência
É muito importante ter planejamento e estratégia na hora de nomear os produtos e serviços do seu e-commerce. Saiba explorar com inteligência a aplicação de SEO em cada um dos nomes.
Mas o que queremos dizer com isso?
Pense com a gente. O que você acha melhor “Tênis branco” ou “Tênis da Adidas para corrida”? Claro que é a segunda opção.
Explore o potencial dos seus produtos e crie classificação que conversem com seu público-alvo. Estude o que eles pesquisam e, assim, aplique no nome das categorias do e-commerce.
Heading tags
As famosas H1, H2, H3, e o restante das heading tags, são bem importantes para potencializar o posicionamento do seu site.
Além de organizarem visualmente seu texto, destacando títulos e subtítulos, os heading tags criam uma hierarquia padrão para o seu conteúdo.
A dica é distribuir os H1, H2 e H3 de forma coerente e colocar as palavras-chaves nesses títulos, obviamente, sem exagerar na divisão.
Crie títulos curtos e chamativos
O título do seu conteúdo é o primeiro contato que o seu potencial cliente tem com o seu site.
Assim que ele realiza a pesquisa, o que chama atenção dele, inicialmente, é o texto em destaque. Por isso, é necessário que esse conteúdo seja chamativo e cativante.
Além disso, entre as boas práticas de SEO, o título precisa ser curto – com média de 60 caracteres – e conter a palavra-chave principal.
URL amigável
Os mecanismos de buscas levam muito em consideração o seu endereço web. Até porque, é com a URL, que eles realizam a leitura do seu site e, consequentemente, o posicionamento dele.
O seu endereço também é importante para o cliente. Quanto mais amigável e clara, melhor será para ele se localizar e saber em qual página do seu site está.
Meta Description
Se o título é o primeiro contato com seu potencial cliente, a meta description é o segundo.
Basicamente, essa funcionalidade é uma pequena introdução que aparece junto ao título do seu conteúdo quando o usuário realiza uma pesquisa no mecanismo de busca.
A meta description deve ser curta (até 160 caracteres), chamativa e apresentar o que será visto dentro daquele conteúdo.
Nomeie as imagens
Imagens têm um papel essencial dentro de uma loja virtual. Sem elas, o cliente não vai ter um contato visual com o produto que ele pretende adquirir.
Por isso, aja com estratégia no momento de distribuir as imagens no seu site.
Escolha fotos boas, visíveis e que não sejam pesadas. Além disso, nomeie elas com palavras-chaves que façam sentido junto ao produto.
Não esqueça de escrever tanto as tags de descrição, como as do nome do arquivo. Nunca deixe passar códigos automáticos no momento de subir suas imagens.
Crie uma estratégia de links
Tanto o link interno, como o link externo são essenciais para gerar relevância aos seus conteúdos.
A linkagem interna é uma excelente estratégia para manter o usuário ativo mais tempo dentro do seu site. Assim, consequentemente, aumenta as chances dele ter interesse em finalizar alguma compra.
Já a linkagem externa gera autoridade para seu site. Imagine o e-commerce sendo citado por um site líder do mercado? Uma ótima maneira para atrair novos clientes.
Além disso, ambas as ações estão classificadas como boas ações de SEO dos mecanismos para posicionar melhor um site.
Não crie títulos e descrições repetidas
Não parece muito inteligente o seu site concorrer com você mesmo? O “canibalismo de SEO” deve ser evitado. Para isso, crie títulos e meta description únicas para cada página.
Fazendo esse processo, será possível posicionar diversas palavras-chaves dentro dos seus conteúdos, os clientes terão uma experiência muito mais amigável e os mecanismos de busca conseguiram ler com mais praticidade sua estrutura.
Onde fazer SEO para E-commerce?

Aposto que você terminou a leitura desse artigo cheio de vontade para começar a aplicar várias estratégias de SEO na sua loja virtual, né?
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