Um levantamento recente da IAB Brasil junto com a Kantar Ibope Media trouxe um dado muito interessante sobre o sucesso do mercado da publicidade digital em 2023. Somente no primeiro semestre do ano, o setor movimentou nada mais, nada menos do que R$16,4 bilhões em ambiente nacional. Isso sinaliza um aumento de 11% em relação ao ano passado.
Os grandes protagonistas dessa mudança são os pequenos e médios anunciantes, que elevaram em 13% sua atuação nesse mercado. Mas não para por aí. Os grandes anunciantes, que possuem uma grande parcela de investimento, aumentaram em 8% em publicidade digital durante 2023.
Onde está a publicidade digital?
O levantamento ainda traz alguns resultados interessantes sobre canais e plataformas com maior investimento dessas empresas. Os dispositivos móveis dominam o mercado, com mais de 76% de participação. O desktop fica com 24%.
Já sobre os investimentos em canais, como já era de se esperar, a publicidade digital está mais presente em redes sociais com 55%. Logo em seguida temos o search, com 30%.
É interessante ainda ver que a publicidade é concentrada nos setores de comércio, com 27% do investimento, seguida de serviços, com 13%, mídia e conteúdo, com 8%, além de eletrônicos e informática, e financeiro secundários, ambos com 6%.